
Polícia Militar lança aplicativo para agilizar resposta a violência contra a mulher
PMMG/Divulgação
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) passou a usar, desde a sexta-feira (1), um novo aplicativo que promete agilizar o atendimento a mulheres vítimas de violência em todo o estado.
A ferramenta digital, que monitora em tempo real as ocorrências relacionadas a crimes contra a mulher, permitirá uma resposta mais rápida e eficiente por parte dos policiais militares envolvidos nesses atendimentos.
O lançamento aconteceu durante o início da Operação Agosto Lilás, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. A campanha marca o mês de conscientização e combate à violência contra a mulher.
Segundo a major Layla Brunnela, chefe do Centro de Jornalismo da PMMG, o aplicativo será capaz de classificar o risco de cada vítima, com base em informações como o tipo de violência sofrida, a frequência dos registros e a existência de medida protetiva. Esses dados são integrados ao sistema e atualizados em tempo real, orientando os comandos operacionais a priorizarem os casos mais graves.
“A classificação vai orientar a PM a um atendimento prioritário e agilizar o pós-atendimento, com ações mais próximas da vítima”, explicou a major Layla.
Além da tecnologia, a PMMG disse que vai apostar em ações educativas e repressivas durante o mês de agosto.
Estão previstas visitas preventivas, distribuição de materiais informativos, reuniões com entidades da Rede de Enfrentamento, palestras e operações para cumprir mandados de prisão.
A ideia é reforçar o enfrentamento à violência contra a mulher de forma integrada, combinando conscientização e resposta policial rápida.
Lembrando que a população pode denunciar casos de violência contra a mulher pelos seguintes canais:
190 – Emergência policial
180 – Central de Atendimento à Mulher
181 – Denúncia anônima