Ciclone extratropical no RS: vento arranca telhado de garagem em Imbé


Ciclone extratropical causa danos em Imbé, no Litoral do RS
Parte do telhado da garagem de Prefeitura de Imbé, no Litoral Norte, foi arracado com a força dos ventos nesta segunda-feira (28). Sete postes de luz caíram, bloqueando ruas e pontes, e a Defesa Civil recebeu dez pedidos de lonas para telhados. Seis carros do poder público foram danificados.
Além disso, um poste caiu sobre a ponte que liga a cidade com Tramandaí. (Veja a foto abaixo)
Dados do Centro de Estudos Costeiros, Liminológicos e Marinhos (Ceclimar) da UFRGS confirmaram ventos de mais de 100 km/h.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
No litoral, há aviso de ressaca com ondas de 2,5 metros a 3,5 metros, segundo a Marinha.
☔ A semana inicia com tempo instável e estragos causados por um ciclone extratropical em algumas cidades do Rio Grande do Sul. Além da queda das temperaturas por uma frente fria, ventos fortes atingiram o estado.
De acordo com a CEEE Equatorial, cerca de 346 mil clientes estão sem energia elétrica em toda área de concessão. As cidades mais impactadas são Porto Alegre, Capão da Canoa, Viamão e Osório.
Em Canguçu, no Sul do estado, o vento chegou a 102 km/h. Em Tramandaí e Osório, também foram registradas rajadas fortes de vento.
Até o final da tarde desta segunda-feira (28), está vigente um alerta laranja para vendaval emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os ventos devem seguir variando entre os 60 km/h e os 100 km/h.
Leia também
Vento chega aos 105 km/h em Porto Alegre e derruba árvores
Frente fria associada a ciclone extratropical deixa tempo instável
Poste caiu em ponte de Imbé, interrompendo o trânsito
Ivan de Andrade/Prefeitura de Imbé
Como ficam os próximos dias? 🌧️
Na terça-feira (29), o avanço de uma massa de ar polar derruba as temperaturas no RS. Conforme os meteorologistas, seguirá chovendo em algumas áreas do estado, devido à circulação de umidade do mar para o continente após a passagem da frente fria.
Os maiores volumes deverão ocorrer na Região Metropolitana, Litoral Norte, Serra e Norte. São previstas pancadas isoladas, sem grandes acumulados. Nas outras áreas, o sol volta a predominar.
☀️ Entre a quarta (30) e a quinta-feira (31), o tempo permanece firme em todo o estado, sem previsão de chuva. As temperaturas seguem baixas, em razão da massa de ar polar que avança pelo Sul do Brasil.
Em Imbé, parte do telhado da garagem da prefeitura foi arrancado com o vento
Ivan de Andrade/Prefeitura de Imbé
Em Osório, o vento acompanhado de garoa balançou árvores
Reprodução/RBS TV
Ciclone extratropical causa ventos fortes no Rio Grande do Sul
Área em laranja está em alerta de perigo para vendaval, segundo Inmet
Reprodução/Inmet
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.