Vigilância Sanitária interdita pizzaria no centro de Petrolina por condições de higiene inadequadas


Após a denúncia, fiscais da AMVS constataram diversas irregularidades, incluindo a presença de fezes de insetos em alimentos. Durante a fiscalização, foram identificadas outras irregularidades, como grande infestação de baratas.
Ascom / AMVS
A Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) de Petrolina, no Sertão de Pernambuco interditou uma pizzaria no Centro da cidade, na quarta-feira (2). A ação ocorreu após uma denúncia sobre as condições de higiene do local. Fiscais da AMVS constataram diversas irregularidades, incluindo a presença de fezes de insetos em alimentos.
Durante a fiscalização, foram identificadas outras irregularidades, como grande infestação de baratas; ralo de esgoto na área interna sem vedação adequada, o que facilita a entrada de insetos em diferentes cômodos. Além disso, também foi identificada a presença de produtos de origem animal sem certificação. Parte desses produtos já estava ralada e exposta sobre uma bancada, que também apresentava problemas estruturais e de higiene.
O local só voltará a funcionar após nova inspeção e quando forem comprovadas que todas as pendências foram resolvidas.
As ações de fiscalização da Vigilância Sanitária ocorrem de forma periódica em toda a cidade. A população pode contribuir realizando denúncias por meio do WhatsApp da Ouvidoria, através do telefone (87) 98844-2540. A Vigilância Sanitária funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, na Rua das Camélias, nº 73, bairro Dom Malan.
Veja o que é necessário para um funcionamento adequado
Para atuar regularmente, um estabelecimento deve seguir as normas previstas no Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação (RDC nº 216) e no Código Sanitário do município.
Entre as exigências estão: licença sanitária válida; dedetização periódica; área de produção com telas de proteção nas janelas; bancadas impermeáveis; piso e paredes de material lavável e de fácil higienização.
Além disso, os funcionários devem usar fardamento completo em cores claras; as lixeiras precisam ter tampa com acionamento por pedal; e os alimentos fracionados devem ser armazenados em sacos transparentes e estéreis, devidamente identificados com data de abertura e validade.
Especialista em vigilância sanitária explica recomendações a estabelecimentos
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE
Adicionar aos favoritos o Link permanente.