Recém-formada na EJA, idosa busca celebrar aniversário de 90 anos lançando livro de memórias


Adélia Domingues terminou o curso no ano passado em Florianópolis. Ela escreveu a história da própria vida. Adélia Domingues se formou na EJA no ano passado e vai fazer 90 anos em 2025
Polo da EJA NETI-Unapi/Divulgação
Prestes a completar 90 anos, Adélia Domingues tem um sonho: publicar um livro com a própria história. Recém-formada na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) de Florianópolis, ela faz aniversário em 30 de julho e gostaria de ter o livro publicado ainda neste mês.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Vinda do Rio Grande do Sul, Adélia, que nasceu em 1935, é viúva pela segunda vez. Teve 11 filhos, nove deles estão vivos. Ela interrompeu os estudos aos 14 anos para continuar trabalhando na cozinha de uma fazenda. A motivação para voltar à sala de aula partiu do sonho de colocar no papel a própria história de vida.
O livro escrito se chama “Construída em Retalhos”. Ele compartilha relatos da infância de Adélia, em Pinheiro Machado, no Rio Grande do Sul, e a luta pelo ganha-pão e para criar os filhos.
Trajetória até volta aos estudos
Após interromper os estudos aos 14 anos, com o passar dos anos, voltar à escola ficou mais difícil. Além do trabalho e obrigações familiares, o primeiro marido morreu após um ataque do coração.
Com o tempo, após as crianças terem crescido e começado as próprias caminhadas, Adélia casou novamente e decidiu se mudar para Florianópolis, pois alguns familiares já moravam na região.
Ela saiu do estado gaúcho para Santa Catarina em 1996 e o segundo marido também faleceu.
“Percebi que com tanto tempo livre poderia voltar a estudar, e recebi muito apoio dos meus filhos para esse recomeço”, disse Adélia.
Ela tem uma irmã gêmea, chamada Zélia, que se formou na EJA em Porto Alegre. Adélia se formou na EJA do campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Adélia (à esquerda) com a irmã gêmea, Zélia
Polo da EJA NETI-Unapi/Divulgação
Ativa
Mesmo formada, continua frequentando as aulas da EJA na UFSC, pela manhã, onde também dá aulas de fuxico, a técnica de utilização de retalhos de tecido para criar peças decorativas, utilitárias e até de vestuário.
Recém-formada no EJA, Adélia Domingues quer publicar livro no aniversário de 90 anos
Com a rotina cheia, também faz aulas de teatro e participa de um estande na feira de artesanatos na Lagoa da Conceição, aos domingos.
“É difícil alguém me achar em casa, ainda mais que moro sozinha. Gosto de estar na rua. Aprendendo coisas novas, fazendo amigos e jogando conversa fora. Procuro sempre estar envolvida em algum projeto”, completa a aposentada.
Serão impressos 150 exemplares de “Construída em Retalhos” e 80 deles estão no sistema de aquisição antecipada.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.