
Trabalhado de recapeamento começou em setembro de 2024 e teve primeira etapa concluída em março deste ano. Próxima fase começa no segundo semestre, de acordo com o governo de Pernambuco. Avião da Azul atola após asfalto ceder no aeroporto de Fernando de Noronha
Um avião da Azul atolou no pátio de estacionamento do aeroporto de Fernando de Noronha no domingo (22) porque o asfalto cedeu (veja vídeo acima). A área ainda não recebeu a recuperação prevista na obra de recapeamento da pista do aeroporto, que teve uma série de atrasos (relembre mais abaixo).
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A obra, que foi orçada em R$ 60 milhões, começou em setembro de 2024 e, após o prazo ser adiado várias vezes, teve a primeira etapa concluída em março deste ano. Essa fase inicial do trabalho incluiu a reforma do eixo central da pista do aeroporto, que tem 1.845 metros de extensão, ao todo.
A segunda etapa da obra, que abrange a reestruturação das pistas de taxiamento e do pátio de aeronaves, começa no início do segundo semestre deste ano, conforme o cronograma da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi), responsável pelo serviço.
Suspensão da Anac motivou obra
Essa obra no aeroporto de Fernando de Noronha foi motivada por uma proibição da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em outubro de 2022, o órgão federal proibiu a operação de aerojatos no aeroporto da ilha por conta dos buracos e fissuras na pista.
Essa medida levou a Azul a operar com um avião menor, do modelo ATR, e a Gol a suspender as atividades em Noronha. A Voepass passou a realizar viagens para a ilha em janeiro de 2023, com a aeronave ATR, até ter as atividades suspensas em todo o Brasil em março de 2025, também pela Anac.
A proibição da Anac só foi suspensa em 19 de março deste ano, quando Fernando de Noronha recebeu primeiro voo comercial em aeronave de grande porte após a conclusão da primeira etapa da reforma da pista do aeroporto.
Avião atolou no aeroporto de Noronha
Acervo pessoal
Atrasos na obra
A obra no aeroporto de Fernando de Noronha teve diversos adiamentos, que provocaram atrasos no cronograma. Relembre a seguir:
Dezembro de 2022: o governo Paulo Câmara (PSB) divulgou que o trabalho de pavimentação começaria em abril de 2023;
Outubro de 2023: a Semobi informou que “as obras de recuperação dos pavimentos do Aeroporto Carlos Wilson seriam realizadas a partir de fevereiro do 2024, com os serviços de pavimentação do eixo central da pista e cabeceiras. A previsão do término da primeira fase dos trabalhos é o final de março de 2024″;
Novembro de 2023: a gestora de Contratos e Aeródromos da Semobi, Cristiane Melo, afirmou que o material asfáltico chegaria na ilha em fevereiro de 2024 e a nova previsão era que o trabalho de recuperação do eixo central da pista terminaria em abril do mesmo ano;
Abril de 2024: a usina de produção de asfalto chegou a Fernando de Noronha;
Maio de 2024: o gerente de Projetos Especiais da Semobi, Antônio Olímpio, disse que a pavimentação da pista do aeroporto começaria até o final de junho;
Julho de 2024: Antônio Olímpio voltou a informar uma nova previsão para início da obra, declarando que os trabalhos de pavimentação da pista começariam até o final de julho;
Agosto de 2024: a usina de asfalto foi instalada em canteiro de obras no aeroporto de Fernando de Noronha;
Setembro de 2024: começou a pavimentação da pista, que tinha previsão de conclusão em 60 dias, prazo que não foi cumprido;
Março de 2025: Fernando de Noronha recebe primeiro voo comercial em aeronave de grande porte após conclusão da primeira etapa reforma da pista do aeroporto.
Obra começou em setembro de 2024
Ana Clara Marinho/TV Globo
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