Câmara de BH aprova em definitivo fim do título de ‘Capital do Grau’


Motociclistas realizando “rolezinho do grau”
Reprodução Redes Sociais
A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) aprovou nesta segunda-feira (11), em segundo turno, o Projeto de Lei (PL) 236/2025, que revoga o título de Belo Horizonte como “Capital do Grau”, manobra de empinar motos. O PL teve 32 votos a favor e oito contrários.
A proposta que deu o reconhecimento à cidade começou a tramitar em junho de 2021 e foi aprovada em definitivo pelo plenário da Câmara Municipal em julho de 2022.
No entanto, o vereador Sargento Jalyson (PL) pediu a revogação do título, alegando que a prática representa risco à segurança de pedestre e motoristas.
Com a aprovação nos dois turnos, a proposta seguirá para sanção ou veto do prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil).
‘Prática perigosa’
Na votação, a oposição alegou que apenas revogar o título não resolve os problemas reais da falta de segurança e que o projeto precisaria estabelecer regras mais específicas quanto à prática em vias públicas.
Já os vereadores que apoiaram a remoção do nome de BH como “Capital do Grau” entenderam que a expressão não só fortalece a prática irregular como indica aos participantes que o “grau está liberado na cidade”.
Além disso, o autor da proposta apresentou números que comprovam que houve aumento de ocorrências de “rolezinhos” registrados pela Polícia Militar. Segundo o parlamentar, em 2019 foram apenas três registros, enquanto, em 2024, após a aprovação do título, a PM registrou 338 casos.
Modalidade esportiva
O termo “wheeling”, utilizado nos Estados Unidos, é definido como o movimento de empinar e girar um transporte de duas rodas, ou seja, a execução de manobras radicais em motocicletas ou bicicletas.
No Brasil, a prática é mais conhecida como “grau” e, apesar de ser realizada frequentemente de forma inadequada por motoqueiros em bairros e vilas da cidade, também é considerada um esporte, desenvolvido em locais apropriados, com o devido treinamento e medidas de segurança.
Projeto de lei pretende revogar o título concedido a BH de capital nacional do grau
Adicionar aos favoritos o Link permanente.