VÍDEO: participantes de clube de astronomia registram passagem da Estação Espacial Internacional pelo céu de Itapetininga


Participantes de clube de astronomia registram passagem da estação espacial internacional
A passagem da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) pelo céu de Itapetininga (SP), neste domingo (10), foi registrada por participantes do Clube de Astronomia da cidade, o Centauri. Veja o vídeo acima.
Conforme o professor de física e responsável pelo clube, Rodrigo Raffa, a estação, que estava a 400 quilômetros de distância e passou na velocidade de 28 mil km/h, pôde ser vista a olho nu, sem o uso de telescópio ou binóculos. Segundo ele, as condições climáticas contribuíram para que a estação permanecesse visível.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
A estação ficou visível entre 18h33 e 18h40. “Ela só fica visível quando reflete a luz do sol na direção do observador. Para isso, precisa de uma combinação de ângulos que são favorecidos antes do nascer do sol ou logo após o pôr do sol, como foi o caso de ontem”, explicou Rodrigo.
No site do clube há uma aba que mostra a posição atual da estação e sua possível visualização nos próximos dez dias.
“Eu já vi a estação dezenas de vezes, mas cada observação é única. Gosto também de estar acompanhado explicando conceitos de física e astronomia”, compartilhou o professor.
Clube de astronomia de Itapetininga registra passagem da Estação Espacial Internacional pelo céu de Itapetininga (SP)
Arquivo pessoal/Rodrigo Raffa
O que é a ISS?
A Estação Espacial é um laboratório científico que orbita a Terra a 400 km de distância – praticamente a distância de São Paulo ao Rio de Janeiro, mas na vertical -, desde 2000. Ela foi criada por cinco agências espaciais: Nasa (EUA); Roscosmos (Rússia); ESA (Europa); JAXA (Japão) e CSA (Canadá).
A estrutura da ISS tem aproximadamente 110 metros de largura. “Ela tem controle mundial e vários países podem mandar astronautas para lá, inclusive, o nosso astronauta brasileiro, o Marcos Pontes, quando foi para o espaço, ele foi justamente para a Estação Espacial”, relembra Rodrigo Raffa.
No local, são realizados diversos tipos de experimentos, conforme o especialista. “Experimentos científicos, de baixa gravidade, de radiação, vendo como a vida se comporta no espaço, como a radiação interfere na vida, vegetal, animal, eles levam insetos, levam plantas, já plantaram algumas mudas no espaço, então, é um laboratório mesmo”.
Rodrigo Raffa reforça que a ISS completa uma volta inteira em torno da Terra a cada 90 minutos, mas nem sempre é perceptível a olho nu. A estação espacial completou 25 anos e já recebeu mais de 270 astronautas de diferentes nacionalidades.
Veja mais notícias da região no g1 Itapetininga e Região.
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.