
Comandante da PM fala sobre ataques de criminosos que têm assustado moradores em VV
A Polícia Militar do Espírito Santo já identificou e procura 18 traficantes suspeitos de envolvimento nos ataques que deixaram ao menos cinco mortos e 13 pessoas feridas em Vila Velha, na Grande Vitória, desde o dia 10 de julho. A informação foi confirmada pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, na noite desta sexta-feira (18).
Segundo o comandante, os crimes são resultado de uma disputa territorial entre facções rivais pelo controle do tráfico de drogas na cidade. Os bairros mais atingidos pelo confronto são Terra Vermelha, Primeiro de Maio, Santa Rita, Ilha da Conceição e Vila Garrido.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
O coronel apontou também que os traficantes identificados têm alterado constantemente seus esconderijos para escapar da polícia.
“Eles ficam pulando de casa em casa para dificultar o trabalho da Polícia Militar. A gente usa tecnologia, usa inteligência, mas também pede aos cidadãos de bem, que são a esmagadora maioria dessas comunidades, que façam denúncias para que a gente possa alcançar e prender esses indivíduos”, completou.
Pelo menos cinco pessoas morreram e 13 pessoas ficaram feridas em confrontos entre facções em Vila Velha, Espírito Santo.
Reprodução/TV Gazeta
Ainda na noite desta sexta-feira (18), mais uma troca de tiros foi registrada na região da Grande Terra Vermelha, desta vez no bairro Zumbi dos Palmares.
Um homem ficou ferido e foi encaminhado para o Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria (HABF). Não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde do baleado, nem se ele participou da ação ou se foi vítima de bala perdida.
Disputa entre facções
Segundo o comandante, uma guerra entre o Primeiro Comando de Vitória (PCV) e o Terceiro Comando Puro (TCP) está por trás da escalada da violência em Vila Velha.
“Na região de Terra Vermelha, na Região 5, mas também em Santa Rita, Primeiro de Maio, Ilha da Conceição, Vila Garrido, existe uma guerra entre duas facções, o Primeiro Comando de Vitória, ligado ao Comando Vermelho, e o Terceiro Comando Puro, ligado ao PCC. Existe uma disputa por domínio de área”, afirmou.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: jovens lançam fogos de artifício contra moradores de rua no ES
Homem que escondia dinheiro para facção criminosa e traficantes é preso após sacar R$ 300 mil no ES
O comandante explicou que os ataques têm como objetivo o controle de pontos de venda de drogas, que geram alto lucro para as organizações criminosas.
“É bom que a sociedade entenda que, quando esses indivíduos fazem um ataque, eles estão intencionando tomar uma outra região. Isso significa tomar pontos de vendas de drogas, estão visando meramente o lucro. Esses pontos têm rentabilidade de dinheiro. Então eles fazem esses ataques, praticam homicídios, visando apenas o lucro”, disse Caus.
Além do conflito entre facções rivais, a PM também apura um racha interno dentro do Primeiro Comando de Vitória, o que tem agravado ainda mais os confrontos.
1.345 presos por tráfico em Vila Velha em 2025
Desde o início do ano, a Polícia Militar já prendeu 1.345 pessoas por tráfico de drogas em Vila Velha. Foram registrados 836 boletins de ocorrência relacionados ao crime, e 216 mandados de prisão foram expedidos.
No caso dos ataques recentes, a polícia informou que os principais envolvidos já foram identificados. Além disso, para orientar as ações de combate à violência, a Polícia Militar elaborou um mapa com a divisão do domínio territorial de cada facção nos bairros afetados.
A ferramenta ajuda a compreender a atuação dos grupos criminosos e permite traçar estratégias específicas para interromper os ataques.
“Nós já temos o mapeamento de todas essas regiões, das lideranças. Dezoito pessoas foram identificadas e estão sendo procuradas”, afirmou o comandante da PM.
Drogas apreendidas em Jabaeté
Polícia Militar apreendeu 55 quilos de maconha em Vila Velha, Espírito Santo.
PMES
Em uma das ações para inibir o tráfico, a PM apreendeu 69 tabletes de maconha, totalizando cerca de 55 quilos da droga, no bairro Jabaeté, que também integra a região da Grande Terra Vermelha, nesta sexta-feira (18). O material estava escondido dentro de um tonel, em uma casa.
Força-tarefa com 120 agentes
Desde a última terça-feira (15), a Secretaria Estadual de Segurança Pública colocou nas ruas dos bairros em conflito uma força-tarefa composta por 120 agentes de segurança.
A mobilização tem como objetivo intensificar o policiamento, cumprir mandados de prisão e conter os confrontos armados. A operação pode ser prorrogada até o mês de agosto, segundo a Secretaria de Segurança.
A PM reforça que denúncias anônimas podem ser feitas pelo telefone 181.
Polícia reforça patrulhamento em operação de força tarefa na Região 5 em Vila Velha, Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo