‘Veranico’ perde força no fim de semana com avanço de frente fria no Sul; veja previsão


Previsão do tempo: RS tem alerta de temporais e veranico avança pelo país
Depois de uma semana de calor fora de época no Centro-Sul, este sábado (23) ainda será de sol forte e temperaturas altas em boa parte do país.
No entanto, o avanço de uma frente fria pela região Sul promete derrubar os termômetros e também deve provocar mudanças no Centro-Oeste, Sudeste e até no Norte nos próximos dias.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
No Sul, o sábado amanhece instável sobre o Rio Grande do Sul, com pancadas de chuva, rajadas de vento e risco de granizo em diversas áreas.
Porto Alegre (RS), que registra máxima de 22 °C, terá um dia chuvoso e de queda brusca de temperatura à noite, quando os termômetros devem ficar em torno de 9 °C.
Em Santa Catarina, a capital Florianópolis (SC) ainda chega aos 23 °C neste sábado, mas no domingo o cenário muda e a máxima cai para 16 °C, com chuva persistente.
Já em Curitiba (PR), o calor de 29 °C no sábado vai dar lugar a um domingo bem mais fresco, com mínima de 9 °C e máxima de 21 °C, sob chuva fraca.
No Sudeste, o veranico segue forte. São Paulo (SP) chega a 32 °C, e no interior do estado, cidades como São José do Rio Preto e Araçatuba devem registrar marcas próximas dos 35 °C.
☀️ENTENDA: Veranicos são períodos de mais de quatro dias quentes durante o inverno ou o outono. São dias de temperatura acima de média, tempo seco e pouca chuva. Esses eventos não necessariamente configuram ondas de calor.
Terceiro veranico do ano.
Gui Sousa/Arte g1
No domingo, a chegada da frente fria muda o tempo: a capital paulista amanhece com mínima de 15 °C e não passa de 22 °C, com céu nublado e chance de garoa.
No Rio de Janeiro (RJ), este sábado também será de calorão, com máxima de 35 °C, mas no domingo a temperatura recua para 28 °C e o tempo já fica mais fechado.
Já Vitória (ES) terá 27 °C ao longo do dia e até 30 °C no domingo, ainda sem chuva.
No Centro-Oeste, Cuiabá (MT) registra até 38 °C, Campo Grande (MS) alcança 35 °C, Goiânia (GO) fica em torno de 32 °C e Brasília (DF) chega a 30 °C, com ar muito seco.
O domingo, no entanto, também marca o começo da virada na região: Campo Grande cai para uma máxima de 22 °C, com mínima de 15 °C logo cedo e Cuiabá terá forte queda, saindo dos quase 40 °C para cerca de 25 °C.
Goiânia e Brasília ainda permanecem quentes, mas com temperaturas um pouco mais amenas e índices de umidade ainda em alerta.
☁️ Veja a previsão do tempo na sua cidade
Pôr do sol em Cuiabá, capital do Mato Grosso.
Emanoele Daiane/Prefeitura de Cuiabá
🌡️ Até quando vai o veranico?
De acordo com os meteorologistas, a tendência é que o “veranico” se prolongue até o início da próxima semana.
O pico do calor deve ocorrer até esse sábado (23), quando cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá e Belo Horizonte terão tardes ensolaradas e temperaturas bem acima do normal para agosto.
No domingo (24), porém, essa nova massa de ar frio deve avançar pelo Sul e chegar ao Sudeste, trazendo alívio para áreas que passaram a semana sob temperaturas elevadas.
Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, a expectativa é de queda ainda maior nas máximas já no início da próxima semana.
“Com isso, a gente deixa de ter, ao menos por um período, essas altas temperaturas que vêm marcando os últimos dias”, diz César Soares, meteorologista da Climatempo.
⚠️ Friagem alcança a Amazônia
Segundo os meteorologistas, essa massa de ar frio por trás dessa frente também deve avançar para o Norte do país.
Já no domingo, Rio Branco (AC) terá máxima de 29 °C, contra os 34 °C do sábado, e a tendência é de queda ainda maior no começo da próxima semana, quando a mínima pode ficar perto de 18 °C, caracterizando mais um episódio de “friagem” para a região.
➡️A friagem é caracterizada por uma queda de temperatura muito acentuada que acontece na parte Norte do Brasil, provocada pela passagem de ar frio de origem polar e não pelo excesso de nebulosidade ou tempo chuvoso.
Em Porto Velho (RO), a máxima prevista é de 37 °C no sábado, mas o alívio chega nos próximos dias, com declínio de até 5 °C.
Em Manaus (AM), o calor continua, com máxima de 35 °C, mas a umidade do ar segue em queda e há chance de pancadas isoladas de chuva.
Mapa mostra previsão de chuva para este sábado (23) em todo o Brasil.
Inmet/Reprodução
Já em Belém (PA), o sábado será de 32 °C com pancadas rápidas, e o domingo terá máxima de 33 °C sob céu mais encoberto.
No Nordeste, a situação será bem diferente: o calor predomina no interior, mas o litoral segue com pancadas rápidas de chuva.
Salvador (BA) terá 28 °C com chuva passageira tanto no sábado quanto no domingo.
Recife (PE) registra 30 °C neste sábado e 29 °C no domingo, ambos os dias com pancadas intermitentes.
Já Fortaleza (CE) tem um fim de semana mais estável, com máximas de 29 °C a 30 °C, sob sol entre nuvens.
Mapa mostra previsão de temperatura máxima para este sábado (23).
CPTEC/Inpe
LEIA TAMBÉM:
Saiba o que esperar do inverno de 2025, que já começou
Neve, chuva congelada e geada: entenda diferença entre fenômenos que podem acontecer durante a onda de frio
Inverno de 2025 na cidade de SP é o mais gelado dos últimos 30 anos, diz Inmet
Veja como ficam as temperaturas em TODAS as capitais brasileiras, segundo o Inmet:

LEIA TAMBÉM:
Seca é ‘catástrofe global em câmera lenta’, alerta relatório da ONU
União Europeia propõe nova meta climática e pela primeira vez inclui compra crédito de carbono de países em desenvolvimento
Parque da Cidade, principal obra da COP 30, é fechado para montagem de pavilhões do evento em Belém
Baleia morre após colisão com pequeno barco na costa de Nova Jersey

Adicionar aos favoritos o Link permanente.