
Hytalo Santos não justificou ter cometido atos de exploração e exposição de menores porque ‘moleira ainda não fechou’
g1
Circula nas redes sociais um vídeo do influenciador digital Hytalo Santos dizendo “minha moleira ainda não fechou”, em uma suposta confissão dos crimes pelos quais é acusado (exploração e exposição de menores). É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 O que diz a publicação mentirosa?
Publicado no X nesta terça-feira (19), onde teve mais de 880 mil visualizações, o post mente ao dizer que o perfil “revela com exclusividade gravação de Hytalo Santos em audiência”. O texto afirma: “O influenciador afirmou que o topo de seu crânio não se formou por completo, tentando justificar seus atos nefastos”.
O vídeo manipulado atribui a Hytalo Santos – que tinha sido detido na sexta-feira (15) em uma mansão em Carapicuíba, na Grande São Paulo, sob acusação de exploração e exposição de menores – uma “confissão” falsa: “Então, seu meritíssimo. No caso, é… minha moleira ainda não fechou. Temos que ver por esse lado, né? É por isso que essas coisas aconteceram. A minha moleira ainda não está fechada”.
Na cena fake, o influenciador aparece sentado e supostamente falando a uma autoridade. Mas esse conteúdo é a manipulação de uma gravação real feita no momento da prisão (leia mais abaixo). O perfil no X que publicou o material se descreve como uma página “apenas como notícias falsas”. Ainda assim, usuários ficaram em dúvida sobre a veracidade ou não do conteúdo.
Hytalo e o marido, Israel Nata Vicente, que também foi detido, são investigados pelo Ministério Público da Paraíba e pelo Ministério Público do Trabalho. Entre os crimes, que envolvem conteúdos produzidos para redes sociais, está tráfico humano.
⚠️ Por que é falsa?
Hytalo Santos e Israel Vicente foram presos em uma mansão de Carapicuíba por policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). No registro original, quando abordado por um agente, o influenciador citou o nome completo, sem entrar em nenhum detalhe sobre o caso. Já em um segundo vídeo, feito durante a audiência de custódia, disse apenas não entender por que estava preso.
O Fato ou Fake entrou em contato com a assessoria de imprensa do Deic para questionar sobre o conteúdo do post viral. A resposta, por e-mail, foi a seguinte: “O vídeo e a declaração nele contidas não são verdadeiras”.
O Fato ou Fake também analisou o vídeo da prisão na mansão de Carapicuíba, que foi disponibilizado pela polícia. Em nenhum momento, houve qualquer menção ao termo “moleira”.
Comparando a cena viral à verdadira, é possível identificar discrepâncias visuais. No original, a blusa preta e vermelha de Hytalo tem símbolos e inscrições – e elas simplesmente “desapareceram” na versão adulterada. Além disso, o cabelo do influencer está diferente (veja abaixo).
Initial plugin text
Além disso, no vídeo falso, Hytalo fala em “meritíssimo”, como se estivesse diante de um juiz. Mas o influenciador só teve contato com um magistrado na audiência de custódia, ocorrida no dia seguinte à prisão. E, na gravação da audiência, Hytalo vestia uma roupa completamente diferente da usada na hora da prisão (assista abaixo).
O Fato ou Fake também analisou a transcrição da audiência de custódia. O termo “moleira” não aparece ali. O que se lê é a pergunta do juiz: “Senhor Hytalo, boa tarde. Bom dia. É, como foi a prisão do senhor?”. E o influencer responde: “Foi ontem pela manhã. A gente estava aqui em São Paulo. E, aí, a gente estava recebendo inúmeras… É, mais pela questão do que o povo está falando na mídia, né? Porque a gente está aqui sem nem entender por que está aqui”.
Hytalo e marido dizem à Justiça não entender porque foram presos
Veja também
Veja o que é #FATO ou #FAKE em vídeos do conflito entre Israel e Irã
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)