
Câmera flagra homem andando pela rua segurando dois gatos mortos; ele foi preso
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Francisco Morato, na Grande São Paulo, prendeu nesta quarta-feira (20) um homem de 47 anos acusado de matar e maltratar gatos na cidade.
Vitor José da Silva foi abordado na casa dele, na rua Antônio Carlos Gomes, depois de uma denúncia anônima recebida pelo deputado estadual Rafael Saraiva (União Brasil).
Segundo o parlamentar, o funcionário de uma escola da cidade narrou que Vitor José andava pelas ruas do bairro com cadáveres de gato em uma mala, fazendo ameaças contra os alunos de uma escola estadual da região.
Homem de 47 anos que andava pela rua segurando nas mãos dois gatos mortos é preso.
Reprodução
Após denúncia recebida, guardas civis foram até o imóvel e encontraram 18 animais — 13 gatos e 5 cães — em estado crítico, além de quatro gatos mortos e restos de animais enterrados.
Câmeras de segurança do bairro registraram o homem andando pelas ruas do bairro com dois gatos mortos sendo carregados.
No ato da prisão, houve uma discussão entre Vitor José Silva e o deputado Rafael Saraiva. O parlamentar diz que foi ameaçado pelo acusado que os familiares dele também recebiam ameaças.
Vitor José foi encaminhado para a delegacia de Francisco Morato, onde foi registrado um boletim de ocorrências de ameaça, maus tratos a animais e crimes contra a saúde pública.
Rafael Saraiva afirmou ao g1 que o homem já possuía registro na Polícia Civil por maus-tratos a cachorros e mantém um histórico de crueldade contra animais, sendo classificado como um “serial killer de gatos e outros bichos domésticos”.
“Estamos diante de um caso em que a Lei fraca e a falta de fiscalização das autoridades, geram um crime flagrante contra os animais cometido reiteradamente pelo mesmo homem. No que pese alguma doença mental em que ele homem possa ter – a Polícia vai ter que constatar – esse tipo de situação precisa ter uma resposta dura das autoridades, para que não volte a ocorrer”, disse Saraiva.
O que diz a Secretaria da Segurança
“Um homem de 48 anos foi preso por maus-tratos a animais e por ameaças a diversas pessoas na manhã desta quarta-feira (20), em uma residência na Rua Antônio Carlos Gomes, no bairro Vila Santo Antônio, em Francisco Morato.
Após denúncia recebida, guardas civis foram até o imóvel e encontraram 18 animais — 13 gatos e 5 cães — em estado crítico, além de quatro gatos mortos e restos de animais enterrados.
Testemunhas confirmaram o comportamento agressivo do suspeito e relataram ameaças feitas por ele a vizinhos e crianças. Um deputado estadual, que esteve no local para confirmar o teor da denúncia, também alegou ter sido ameaçado de morte.
Os animais vivos foram encaminhados para cuidados veterinários. Foi solicitada perícia ao local. A autoridade policial requisitou avaliação de sanidade mental do suspeito e representou pela conversão da prisão em flagrante para preventiva.
O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Francisco Morato como crime de maus-tratos a animais, ameaça e poluição ambiental. Um inquérito policial foi instaurado para apurar os fatos.”