
Nossa Senhora dos Remédios é a padroeira de Noronha
Ana Clara Marinho/TV Globo
A Igreja Católica de Fernando de Noronha iniciou na terça-feira (19) as celebrações em homenagem à padroeira da ilha, Nossa Senhora dos Remédios. A abertura da programação foi marcada por uma missa na matriz, celebrada pelo padre convidado Davi de Melo.
As comemorações seguem por nove dias e terminam em 29 de agosto, dia da padroeira e feriado local.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Segundo o pároco da ilha, padre Weslley Souza, a novena é uma preparação. “A novena é a preparação para a festa. A padroeira de uma paróquia é como se fosse a madrinha da comunidade, a santa que oferece proteção”, explicou.
Padre Weslley destacou que Nossa Senhora dos Remédios é padroeira da ilha desde o século 18, quando chegaram os portugueses.
“Até hoje essa tradição religiosa e cultural permanece como um farol, lembrando como tudo começou e se mantém até os dias atuais”, disse o padre.
As missas diárias acontecem sempre às 20h, na Igreja dos Remédios. No domingo (24), serão celebradas duas missas, às 8h e às 20h.
As celebrações reúnem fiéis e representantes da comunidade, incluindo a Administração da Ilha, Escola Arquipélago, Centro Integrado Bem-Me-Quer, além de pescadores, profissionais de saúde e outras categorias.
No dia 29, a programação inclui uma procissão às 19h, com saída da escola no bairro da Floresta Velha até a Praça São Miguel, na Vila dos Remédios. No local, será realizada uma missa campal celebrada pelo ex-arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.
O hino em homenagem à padroeira é de autoria da historiadora Marieta Borges, que morreu em dezembro de 2019 (veja vídeo abaixo).
Nossa Senhora dos Remédios recebe homenagens em Fernando de Noronha
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
o