
“Crosta” de algas em trecho do Rio Tietê em Glicério (SP)
Adrieli Fiorani/TV TEM
Um trecho do Rio Tietê em Glicério (SP) tem enfrentado problemas com uma “crosta” de algas que tem causado mau cheiro e incomodado moradores próximos desde sexta-feira (15).
O biólogo Marcelo Oliveira disse à TV TEM que as algas são diferentes das que apareceram no rio alguns meses atrás, provocando o fenômeno chamado de “água verde”. Em ambos os casos o problema é causado pelo excesso de nutrientes na água.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
“É, ainda, um efeito do excesso de nutrientes carregados, mas agora são macrófitas aquáticas, que são plantas que ficam flutuando na superfície e com raízes na água. Elas absorvem esse excesso de nutrientes e criam um bloqueio nas partes do rio” explica.
O biólogo defende a adoção de algumas medidas para evitar a proliferação descontrolada de algas.
“Isso precisa ser controlado como aumento das matas ciliares, como manejo adequado de solo, mas também com novas políticas públicas. Por exemplo, por que não o recolhimento do excesso de plantas como já ocorre em áreas de balneário e o aproveitamento dessas plantas para compostagem”, explica.
LEIA MAIS:
Morador registra água escura no Rio Tietê em Salto
Coloração verde e mau cheiro em água do Rio Tietê incomodam moradores, pescadores e turistas de Sales
Imagens de satélite mostram Rio Tietê se transformando em ‘tapete verde’ no interior de SP; vídeo
Em Salto (SP), na região de Sorocaba, a água do Rio Tietê foi vista com uma tonalidade escura na quarta-feira (20), além do acúmulo de espuma.
O Grupo de Fiscalização Integrada das Águas do Rio Tietê (GFI-Tietê) informa que reforça as ações de fiscalizações com novas operações e planejamentos, além da integração com órgãos de fiscalização, comitês de bacias e administrações municipais.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) afirma que monitora o Tietê e seus afluentes e realizou até o momento 407 coletas de amostras e 134 vistorias em estações de tratamento, indústrias e municípios.
Trecho do Rio Tietê em Glicério (SP) que enfrenta problemas com “crosta” de algas
Adrieli Fiorani/TV TEM
Confira os destaques do g1
g1 em 1 minuto: Bauru e Rio Preto podem registrar mais de 30°C em pleno inverno
Com chegada do veranico, Bauru e Rio Preto podem registrar mais de 30°C em pleno inverno; entenda o fenômeno
Marceneiro constrói casa na árvore para os netos com energia elétrica e água encanada; veja fotos
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM