Ciclone extratropical: efeito causa temporal, desabriga famílias e interdita rodovia em MS


Ciclone extratropical: reflexos causam vendaval, famílias desabrigadas e estragos em MS
O vendaval que atingiu Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (19), causou estragos em municípios do sul do estado e deixou 30 famílias desabrigadas na aldeia Ypoí, em Paranhos.
Segundo o prefeito do município, Hélio Acosta, foi preciso encaminhar as famílias para a escola municipal que fica na comunidade. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Em uma fazenda da cidade, casas e barracões ficaram destelhados e uma árvore caiu sobre uma caminhonete.
A ventania também destelhou casas nas cidades de Tacuru e Amambai. A rodovia MS-156, no trecho que liga os dois municípios, ficou interditada após a queda de árvores sobre a pista.
Força do vento
Estimativas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que os ventos chegaram aos 100 Km/h em Bonito, no sudoeste do estado.
Em Paranhos e Tacuru não foi possível identificar a velocidade do vento, já que os municípios não possuem estação meteorológica. Mas, em Amambai, a ventania chegou aos 60 Km/h. Veja a seguir os municípios que registram os ventos mais fortes:
Bonito – 100 Km/h
Laguna Caarapã – 82 Km/h
Caracol – 74 Km/h
Aral Moreira – 72 Km/h
Iguatemi – 68 Km/h
Ivinhema – 65 Km/h
Instabilidade
A ventania que atingiu Mato Grosso do Sul veio acompanhada por chuva. Desde a madrugada desta quarta-feira (20), instabilidades ocorrem em diversas áreas do sul do estado e em parte do leste, devido ao deslocamento da frente fria que atinge o sul do país.
A frente fria não deve continuar avançando por Mato Grosso do Sul, já que se afasta para alto mar. Contudo, o frio contribui para o aumento da umidade que vem do norte do Brasil e pancadas de chuva no centro-sul e oeste do estado podem ocorrer nesta quarta-feira.
Já o sul e sudoeste estão em alerta para temporais que ainda devem ocorrer, com ventos que podem chegar aos 85 Km/h. A chuva na região deve se concentrar ainda pela manhã e perder força durante o dia e à noite.
O tempo deve ser abafado no centro e norte de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande. A capital deve ter pancadas de chuva de morado a forte.
Ventos chegaram aos 100 Km/h no sudoeste de Mato Grosso do Sul.
Reprodução
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.