Nascido em cidade sem cinema, crítico mineiro será um dos votantes do Globo de Ouro 2026


Paulo Ernesto é repórter e redator no AdoroCinema e apresentador na Flix Media
Reprodução/Arquivo Pessoal
Nascido em Patrocínio, no Alto Paranaíba, o crítico de cinema, apresentador, internacionalista e jornalista Paulo Ernesto, de 33 anos, será um dos votantes do Globo de Ouro 2026. De uma cidade sem cinema, ele contou ao g1 que os primeiros contatos com os dramas cinematográficos ocorreram por meio da “Sessão da Tarde”.
E os filmes que mais gostava não eram os infantis, pois seus olhares eram roubados pelos diálogos profundos de “Titanic” e as cenas impactantes de “Gladiador”. Paulo diz que elas tinham o poder de transportá-lo para outros mundos e era isso que ele queria transmitir para os outros quando comentava sobre os filmes favoritos.
“O processo começou no final de 2024 e início de 2025. Foi tudo muito trabalhoso porque eles analisavam cada detalhe da minha carreira. Como o resultado era para ter saído em março eu cheguei a pensar que não havia sido selecionado, mas agora recebi o retorno”, disse.
✅ Clique aqui e siga o perfil do g1 Triângulo no WhatsApp
Segundo ele, era uma criança ‘cult’ que só pisou em uma sala de cinema pela primeira vez aos 10 anos e que insistia para que as obras cinematográficas ganhassem espaço em meio às aulas de história, português e em qualquer outra em que ele conseguisse encontrar uma brecha boa o suficiente.
“A arte e o cinema estavam muito presentes na minha vida, tudo me encantava muito. Eu vivia pegando a câmera do meu irmão e registrando tudo o que meus olhos podiam ver”, lembrou.
E a curiosidade pela cultura do mundo o levou até o curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde permaneceu até 2014, mas continuou direcionando os estudos para as obras Hollywoodianas.
Paulo durante apresentação de trabalho na UFU
Reprodução/Arquivo Pessoal
Ainda conforme Paulo, tudo o que tinha feito até ali foi um preparo para o que estava por vir em seguida. Para ele, cada vez mais o cinema era visto por múltiplas óticas que o tornaram cada vez mais crítico.
“Depois da faculdade eu fui para Goiânia (GO), onde trabalhei como produtor audiovisual até 2017, quando entrei na especialização em Direção de Cinema na Academia Internacional de Cinema, em São Paulo (SP). Daí em diante foi como se eu estivesse conectado com o cinema de forma completa.”
A partir dali o ‘pequeno’ e ‘humilde’ Paulo se tornava cada vez maior e com mais bagagem técnica para analisar as obras cinematográficas que tanto o encantavam. E ele não parou, passou a produzir conteúdos sobre cinema nas redes sociais, abriu uma conta no TikTok como quase todo mundo fez em 2020 e se tornou um nome conhecido no meio.
Aos 33 anos, e vivendo em São Paulo (SP), Paulo trilha o caminho entre palavras e imagens. É repórter e redator no AdoroCinema, site especializado em cinema, onde transforma notícias em histórias, e apresentador na Flix Media, onde a publicidade ganha voz e presença.
Paulo durante cobertura do Oscar 2025
Reprodução/Arquivo Pessoal
Ele também já deixou suas marcas em tapetes vermelhos e luzes da fama, participando da cobertura de grandes celebrações do cinema, como o Oscar de 2025 e o Festival de Cannes de 2024, levando consigo o brilho das telas e a intensidade da sétima arte.
Ao olhar para o futuro, o crítico de cinema diz não saber bem o que será e quais serão os próximos passos, ele mesmo afirma que sua vida não é um roteiro pronto com cada ato definido, mas olhando para o passado, ele faz questão de deixar um recado para o menino do interior.
“Pode soar clichê, mas eu diria ao Paulo para continuar acreditando nos seus sonhos, seguir em frente sem se importar se os outros duvidam. As coisas vão se encaixar no tempo certo, e o seu feeling está no caminho certo para aproveitar ao máximo as oportunidades que estão por vir”, finalizou.
Paulo Ernesto diz sempre ter preferido os filmes dramáticos que o levava para outras realidades
Reprodução/Arquivo Pessoal
Leia também:

Violinista usa a música para transformar eventos em universos pop e geek
Animador mineiro recebe indicação ao Oscar com ‘Wicked’
Filme produzido em Uberlândia e gravado em Estrela do Sul ganha prêmio em Portugal; conheça ‘A Saga’
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.