Tarcísio anuncia isenção no pedágio eletrônico do Siga Fácil para moradores de Ana Dias; entenda


Governo de SP anunciou isenção de tarifa para moradores de Ana Dias, em Itariri, nos pórticos eletrônicos do Siga Fácil
Governo de SP
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou que moradores do distrito de Ana Dias, em Itariri, no interior do estado, terão isenção no pagamento de tarifa nos pórticos eletrônicos do Siga Fácil, no âmbito da concessão do Lote Litoral Paulista. Em nota, ele acrescentou que estuda alternativas para atender também moradores de Caruara, em Santos, no litoral paulista.
Com investimento de R$ 4,3 bilhões, o contrato prevê a duplicação de 89,8 km de rodovias, 108,5 km de marginais e 212 km de melhorias estruturais, abrangendo a Baixada Santista, o Alto Tietê e o Vale do Ribeira.
As obras, segundo a administração estadual, aumentarão a segurança viária, além de melhorar a fluidez do tráfego e ampliar a mobilidade para quem vive e circula entre os municípios litorâneos.
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“Nosso compromisso é assegurar que o tráfego local continue gratuito, enquanto levamos infraestrutura moderna e mais segurança para toda a região”, afirmou o governador, por meio de nota.
De acordo com o governo estadual, estão em execução cerca de R$ 134 milhões em obras emergenciais, incluindo a recuperação de 34 km de faixas, reforço de sinalização e iluminação, além de reparos em pontos críticos e a instalação de bases de atendimento ao usuário 24 horas.
Desde o início da concessão, ainda segundo o governo, foram realizados quase 10 milhões de m² de manejo e limpeza de vegetação. O número é equivalente a mais de mil campos de futebol, ampliando a visibilidade e a segurança nas pistas, de acordo com a administração estadual.
Siga Fácil
O Siga Fácil é um sistema do governo de São Paulo que substituiu as praças de pedágio por pórticos eletrônicos inteligentes, identificando veículos por placas ou tags, tornando o processo mais rápido, mais eficiente e com justiça tarifária.
Com o Siga Fácil, o motorista paga apenas pelo trecho percorrido. O sistema, supervisionado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), elimina filas e reduz acidentes e será implantado gradualmente nos projetos de concessão mais recentes, como o Novo Litoral Paulista, a Nova Raposo e a Rota Sorocabana, além dos contratos já existentes.
O que está previsto?
Rodovias do litoral de SP vão ganhar duplicação e marginais
Divulgação/Governo de SP
Duplicações da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega;
Construção de 108 quilômetros de marginais com iluminação e calçamento;
27 passagens em desnível;
22 quilômetros de acostamentos;
Ciclovias e novas passarelas, ampliando a conectividade urbana e a segurança.
O Consórcio Novo Litoral (CNL) recebeu a concessão das rodovias do Lote Litoral Paulista por um período de 30 anos, com investimentos previstos como parte do contrato firmado com o Governo de São Paulo.
Entre as vias sob sua administração estão trechos das rodovias SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega e Cônego Domenico Rangoni), SP-98 (Mogi-Bertioga) e SP-88 (Mogi-Dutra), consideradas estratégicas para a mobilidade e logística da região.
Pedágio free flow
A cobrança de tarifas, segundo o estado, será permitida apenas após a conclusão das melhorias contratuais obrigatórias, incluindo recapeamento, sinalização, comunicação e implantação de serviços essenciais.
O modelo adotado será a de cobrança automática (free flow), com pórticos instalados nos trechos e cobrança proporcional à distância percorrida. Motocicletas estarão isentas, e usuários frequentes contarão com descontos e gratuidade nas marginais.
Sistema free flow Lote Litoral Paulista
Divulgação/Artesp
Os primeiros pórticos eletrônicos devem entrar em operação em novembro de 2025 em trechos dos municípios de Arujá, Mogi das Cruzes, Bertioga, Santos, Miracatu e Itariri. Já nas cidades de Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande. A previsão é de que comecem a funcionar em 2027.
No trecho entre Peruíbe e Praia Grande, a cobrança só será iniciada após a entrega das marginais, assegurando acesso gratuito a moradores e trabalhadores por vias paralelas.
O projeto foi estruturado com base em consultas públicas realizadas em 2019 e reformulado em 2023 após nova rodada de participação popular. Mais de 180 sugestões foram incorporadas, com adesão de todas as prefeituras envolvidas.
A fiscalização das obrigações contratuais ficará sob responsabilidade da Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).
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