Educação confessional cresce e atrai famílias em busca de ensino com valores


Localizado no bairro de Manaíra, o Colégio Adventista oferece moderna estrutura e ambiente inspirador.
Colégio Adventista João Pessoa
A busca por escolas confessionais têm crescido no Brasil, impulsionada pelo desejo de pais que procuram uma educação alinhada aos seus princípios e crenças. Segundo a Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP), esse segmento representa 0,8% das instituições particulares do país, com maior presença nas regiões Centro-Oeste e Sul. João Pessoa acaba de receber um reforço: o Colégio Adventista, recém inaugurado no bairro de Manaíra. A tendência de procura por essa modalidade educacional reflete um movimento global, no qual redes educacionais confessionais têm ampliado sua presença e influência na formação acadêmica e moral dos estudantes.
Com presença em mais de 165 países e cerca de 2 milhões de alunos matriculados, a Rede Adventista de Educação, na capital paraibana, traz uma proposta voltada à excelência acadêmica e à formação moral e ética dos estudantes. As aulas tiveram início em 31 de janeiro e já contam com 95% das vagas preenchidas, refletindo a confiança das famílias na proposta pedagógica da instituição.
Salas equipadas com acesso por reconhecimento facial.
Colégio Adventista João Pessoa
Nordeste forte na educação
O Nordeste tem avançado na oferta de ensino particular de qualidade, e as escolas confessionais têm se destacado ao unir formação acadêmica e valores. O crescimento da Rede Adventista na região reflete esse movimento, com unidades bem estabelecidas em estados como Bahia, Pernambuco e Ceará, e agora, na Paraíba. Segundo a FENEP, a presença de escolas confessionais ainda é menor no Norte e Nordeste do que no Sul e Centro-Oeste, mas o interesse tem aumentado, especialmente em cidades como João Pessoa.
Cozinha laboratório é um dos diferenciais da instituição, que propõe um ensino lúdico e prático.
Colégio Adventista João Pessoa
O Colégio Adventista de Manaíra foi projetado para atender às demandas da educação contemporânea, oferecendo estrutura moderna em um espaço de 5.500 metros quadrados distribuídos em cinco pavimentos. Entre os diferenciais estão salas de aula com reconhecimento facial, laboratórios atualizados, biblioteca completa e uma agência de voluntariado, incentivando o engajamento social dos alunos.
“Foram 305 dias de construção para entregar um referencial em educação, não apenas em termos de estrutura, mas também em valores e formação completa”, destaca Anderson Gonçalves, diretor do Colégio Adventista de Manaíra. Ele reforça que a unidade busca oferecer uma formação integral, combinando ensino acadêmico de qualidade com responsabilidade social.
Uma jornada de inspiração
Uma pesquisa realizada pela ClassApp, envolvendo 27 mil pais de alunos de escolas particulares, revelou que 82% consideram o cuidado e a atenção pessoal com os filhos como o principal diferencial ao escolher uma instituição de ensino. A educação em valores morais e éticos também figura entre as prioridades dos pais na decisão por uma escola.
O Adventista conta com um Laboratório de Tecnologia que transforma o aprendizado em prática dinâmica e eficiente.
Colégio Adventista João Pessoa
O impacto da educação adventista na capital paraibana pode ser traduzido dessa forma na história de Thiago, ex-aluno da primeira unidade da instituição na cidade, na década de 90.
“Eu sou apaixonado pelo aprendizado! Não é à toa que sou professor… E foi na escola adventista que descobri essa vocação. Quando chegou a hora de escolher uma profissão, eu tinha certeza: queria ser professor e fazer diferença na vida dos meus alunos, assim como os professores da escola adventista fizeram na minha. Me formei em Licenciatura em História pela Universidade Federal da Paraíba e estou em sala de aula há quase 20 anos! Quando soube que a escola adventista reabriria em João Pessoa, participei do processo seletivo e fui selecionado para lecionar na instituição”, comenta.
Hoje, Thiago faz parte do corpo docente do Colégio Adventista de Manaíra, fechando um ciclo que começou ainda na infância, e que recebe o legado através da sua filha, aluna do novo colégio em Manaíra. Histórias como a dele demonstram como a educação confessional pode impactar gerações, promovendo não apenas o conhecimento acadêmico, mas também valores para a vida.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.