
Quatro passeios de bicicleta para explorar a arquitetura histórica, praças e parques
Dizem que quem pedala tem uma visão diferente sobre a cidade em que vive… E é verdade mesmo esse bilhete! Além dos inúmeros benefícios para a saúde física que a atividade na bicicleta traz, o passeio pode ainda ser fonte de conhecimento histórico e ajudar a criar novos laços com a comunidade.
Nos bairros de Fortaleza, o trânsito de bike é intenso: há quem vá para à escola e ao trabalho sobre duas rodas ou suba na bike apenas para passear pelo litoral.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Seja com o sol nascendo ou com ele já se despedindo, os passeios de bicicleta se popularizaram ainda mais e apresentam novas rotas e formatos. Confira abaixo seis dicas de roteiros que revelam outro Ceará.
LEIA TAMBÉM:
Estica e relaxa: onde fazer aula de yoga gratuita e ao ar livre em Fortaleza
Mercados revelam riqueza da culinária e do artesanato de Fortaleza
Bó Di Bike leva mais de 250 pessoas a passeio por equipamentos culturais de Fortaleza
Divulgação/Secult
1. Parque do Cocó
Com extensa área verde, o Parque do Cocó é o local ideal para passeios de bicicleta. Esse é o maior parque natural em área urbana do Norte/Nordeste e o quarto da América Latina. Com mais de 2 km de trilhas interligadas, essa área é ideal para quem quer praticar esportes e contemplar a natureza.
No parque, é possível fazer ecoturismo, piquenique, praticar esportes, fazer trilhas ecológicas e, claro, passear de bicicleta. Essa dica é para quem deseja uma rota mais leve e relaxante. Você pode levar a sua bike ou alugar no local em tendas como a do Ciclo Adventure.
Grupo que nasceu a partir da união de amigos em Fortaleza, o Ciclo Adventure realiza passeios no Parque do Cocó. No local, você pode alugar uma bicicleta diretamente com Rogério de Farias, fundador do grupo.
Os passeios acontecem aos domingos, de 6h até 12h, na estrutura de ciclofaixa do parque. Mas também há, para quem prefere, um roteiro personalizado. Na volta do passeio, você ainda ganha uma água de coco ou mineral como cortesia.
2. Ciclofaixa de Lazer
Para um bom passeio de bicicleta, uma coisa é necessária: segurança. A Prefeitura de Fortaleza realiza todos os domingos o projeto “Ciclofaixa de Lazer”, que oferece rotas mais seguras para circulação de ciclistas na cidade.
De 6h até 12h, a população conta com 26 quilômetros de rotas disponíveis, além de pontos de apoio com suporte operacional da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).
E desde junho deste ano, a prefeitura inclui novas vias no itinerário:
A Av. Aguanambi e as ruas Soriano Albuquerque, Carlos Vasconcelos e Capitão Gustavo passam a conectar os amantes de bike que utilizam a Rota Oeste pelas avenidas Domingos Olímpio e Antônio Sales ao ponto de apoio do Parque Rio Branco, no bairro Joaquim Távora. No local, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) oferecem atividades educativas à garotada a partir das 8h.
A mudança provisória se dará durante as obras de revitalização da Cidade da Criança, no Centro. Com isso, este ponto de apoio será desativado e a Rua Solon Pinheiro e parte da Rua Pinto Madeira ficarão temporariamente fora do itinerário, até a conclusão das reformas.
3. Passeio noturno
No histórico Bairro Benfica, em Fortaleza, um grupo se reúne todas as quartas-feiras ao lado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), às 19h45, para pedalar de bike pela capital e pela Região Metropolitana.
O passeio noturno é uma proposta diferente e opção interessante para quem deseja conhecer a cidade à noite – momento em que o trânsito se acalma, as pessoas saem do trabalho e tomam as ruas.
Acostumados ao passeio, a turma do Pedal Benfica dá dicas de segurança para quem é novo na prática:
Revisar a bicicleta antes de sair de casa, checando pneus, freios e iluminação;
Usar tênis, capacete e roupas adequadas para garantir conforto;
Ao ultrapassar outro ciclista, sinalize. A comunicação evita acidentes;
Respeitar o guia e as orientações dos batedores;
É sempre importante respeitar também o seu ritmo e os seus limites.
4. “Bó di Bike com o Ioiô”
Esse passeio é recomendado para quem deseja conhecer a história de Fortaleza de uma forma diferente. O “Bó di Bike com o Ioiô” é um passeio ciclístico anual que percorre espaços culturais e históricos do Centro da cidade. Promovida pelo Museu do Ceará, o passeio acontece geralmente nas férias de julho.
A pedalada cultural sairá do Complexo Cultural Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira 540), com concentração a partir das 6h30 e saída às 7h, percorrendo equipamentos culturais do Ceará até o encerramento no Anexo Bode Ioiô.
🚲 Conheça o trajeto:
Começando no Complexo Estação das Artes, o passeio segue pela rua Castro e Silva em direção a Catedral Metropolitana de Fortaleza. De lá, vai pela rua Rufino de Alencar até a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Na sequência, o passeio segue para o Museu do Ceará, situado na Praça dos Leões, passando pelas ruas 25 de Março, Pereira Figueiras, avenida Dom Manuel, avenida Duque de Caxias e rua Floriano Peixoto. Seguindo o curso, os ciclistas continuam pela rua Floriano Peixoto, com parada rápida na praça Waldemar Falcão (Praça dos Correios), até o Passeio Público.
Em seguida, passa pelo Sobrado Dr. José Lourenço, na rua Major Facundo. Seguindo pela mesma rua, o passeio chega à Praça do Ferreira, fazendo uma parada no Anexo Bode Ioiô (Museu do Ceará) e Cineteatro São Luiz.
Continuando, o Bó di Bike avança para o Theatro José de Alencar pela rua Major Facundo. Por último, retorna para o Complexo Estação das Artes pela rua General Sampaio.
Confira passeios de bike para se divertir em Fortaleza.
Frown Eyes/Reprodução
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: