Denúncias on-line: veja como funciona e o que pode ser registrado no site 190 da SSP em Alagoas


Segurança Pública lança site do 190 para atendimento de emergências em Alagoas
Além do contato telefônico, pessoas que precisarem acionar a Polícia Militar para alguma ocorrência, vão poder fazer a solicitação também através do site 190, da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL). O serviço é uma plataforma on-line para atendimento de ocorrências de emergências, onde a população poderá acionar as equipes que atuam nas ruas diariamente (veja lista de ocorrências mais abaixo).
Clique aqui e acesse o site
De acordo com a SSP, o serviço funcionará 24h e contará com uma triagem feita através dos agentes do Programa Ronda no Bairro, como já ocorre no teleatendimento feito na capital, em uma parceria com a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).
Segundo a SSP, o site irá ajudar em localidades de difícil comunicação telefônica ou para quando houver registro de instabilidades para determinadas operadoras. A nova plataforma também conta com recursos assistivos e de tradução de textos para Libras.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 AL no WhatsApp
Como acessar?
Após acessar o site é necessário digitar um código para verificação de segurança;
Em seguida, é necessário selecionar o tipo de solicitação com base na ocorrência flagrada naquele momento;
Preencha os dados relacionados ao endereço do fato;
Inclua informações pessoais, adicione o telefone (para que a equipe possa entrar em contato com o solicitante, caso seja necessário) e descreva o fato flagrado;
Por fim, envia a solicitação à SSP.
Quais ocorrências podem ser registradas pelo site?
Perturbação do sossego alheio
Violência contra animais
Violência contra mulher
Ameaça
Lesão corporal
Rixa
Roubo
Furto
Acidente de trânsito com vítimas
Acidente de trânsito sem vítimas
Colisão
Dano
Homicídio
Tentativa de homicídio
Tráfico de drogas
Porte de armas
Outras ocorrências
Como funciona?
Após a solicitação enviada, a ocorrência será direcionada às guarnições mais próximas. Os agentes vão averiguar os chamados de urgência e encaminhar diretamente para as mesas de despachos das unidades da Polícia Militar responsáveis pelo policiamento nas localidades dos fatos.
Além do site, as informações que seguem anônimas e gratuitas também podem ser repassadas através do número 181 e do aplicativo Disque Denúncia Alagoas.
A SSP reforça que passar trote é crime. Conforme a legislação vigente, quem comunica uma falsa ocorrência pode receber uma pena de um a seis meses de detenção, além de multa.
Site do 190 opera em todo o estado
Divulgação/SSP-AL
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
Adicionar aos favoritos o Link permanente.