
Ipês floridos transformam rua de condomínio e encantam web; vídeo
Ipês floridos amarelos transformaram uma rua de um condomínio em Goiânia e encantaram as redes sociais. Ao g1, o biólogo Edson Abrão explica que a época dos ipês florescerem é de maio a outubro. Um vídeo divulgado pela TV Anhanguera, mostra as flores no topo da árvore e na entrada das casas (assista acima).
Em uma publicação nas redes sociais, internautas se encantaram com as árvores enfileiradas com um “tapete” de flores nas ruas. “Espetáculo da natureza,” escreveu uma internauta.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Os comentários também exaltaram a beleza dos ipês. “Sou apaixonada pela natureza e seus encantos e os IPEs são de uma beleza extraordinária,” escreveu outra pessoa.
Estresse hídrico
Edson explicou que as flores caídas dos ipês é o anúncio do início do inverno e esse fenômeno pode ocorrer no Brasil todo. “Os ipês têm uma adaptação interessante, ele precisa sentir que vai morrer, por conta do estresse hídrico,” contou o biólogo.
O especialista explicou que todas as plantas que florescem o objetivo delas é produzir frutos e depois as sementes para poder germinar. E passar pelo estresse hídrico faz parte do processo de florescer das plantas, afirmou o biólogo.
LEIA TAMBÉM:
Terras raras: cidade em Goiás é a única fora da Ásia a produzir em escala comercial quatro elementos essenciais
Nova espécie rara de planta com flor azul é encontrada em Goiás, dizem pesquisadores
Água azul turquesa e trilha no Cerrado aberto: conheça detalhes sobre cachoeira que fica dentro de território quilombola
Estresse hídrico
🔎 Período da estiagem, onde os rios apresentam baixos níveis de água, as plantas tem pouca água e o tempo seco em Goiás faz com que as plantas floresçam.
Para Edson, se Goiás tivesse uma boa quantidade de chuvas durante o ano todo, os ipês não floresceriam. “Eles não sentiriam necessidade de produzir tanta flor,” explicou o biólogo.
Ipês floridos transformam rua de condomínio e encantam web; vídeo, Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás