VÍDEO: Coluna de fumaça saindo de bueiro causa espanto e revela incêndio no subsolo de Uberaba


Vídeo mostra fumaça intensa saindo de bueiros em Uberaba
Uma densa fumaça saindo de bueiros nas ruas Otacílio Prata e Onofre Ferreira Carvalho, no Conjunto Silvério Cartafina, em Uberaba, revelou um incêndio em parte da tubulação da região. Para controlar as chamas, o Corpo de Bombeiros utilizou cerca de 50 mil litros de água e mobilizou quatro viaturas, três caminhões e nove militares.
Segundo a corporação, as equipes foram acionadas na noite de segunda-feira (11), depois que moradores estranharam a fumaça que saía pelas grelhas de bueiros do bairro. Moradores filmaram o momento com espanto e alertaram os motoristas que passavam no local devido à baixa visibilidade. Assista às imagens acima.
Ainda de acordo com os bombeiros, não houve risco de o incêndio atingir as residências da região, pois as tubulações de água, esgoto e águas pluviais são independentes e não se interligam.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
Mesmo após o combate às chamas, a fumaça continuou saindo dos bueiros na manhã desta terça-feira (12). Funcionários da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) trabalham no resfriamento da tubulação. A área foi isolada, em conjunto com a Guarda Municipal, para evitar acidentes devido à falta de visibilidade causada pela fumaça.
A coluna de fumaça saindo de bueiros assustou os moradores de Uberaba
Redes sociais/reprodução
Militares usaram equipamento específico no combate ao incêndio
De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao chegarem ao local, os militares constataram que as chamas estavam queimando a tubulação. Inicialmente, foi utilizada água em esguicho para tentar conter o fogo, mas a terra exposta pela queima do material absorvia a água antes que ela chegasse às caixas coletoras, distantes cerca de 50 metros entre si.
Com apoio da equipe da Codau, foi usado um equipamento chamado “novo torpedo”, que solta água pelas extremidades e é normalmente utilizado para desentupir redes. Após o combate do fogo, o local foi deixado aos cuidados da Companhia.
O que provocou a fumaça nos bueiros de Uberaba?
Segundo a Codau, o incêndio começou na Rua Otacílio Prata, na esquina com a Rua Otávio Barbosa, próximo às margens da BR-262.
LEIA TAMBÉM:
Incêndio destrói ônibus que levava universitários da UFU a evento em Uberaba
VÍDEO: Incêndio queima 200 carros no pátio do Detran
A tubulação atingida é feita de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), um tipo de plástico rígido que pode ser derretido e moldado com facilidade. O material é amplamente usado na fabricação de tubos e conexões devido à sua resistência mecânica e química.
Inicialmente, segundo a Codau, o fogo estava restrito a uma área de mato seco, mas acabou atingindo a rede de drenagem pluvial, se alastrando internamente pela tubulação de PEAD por cerca de 250 metros. Não foi detalhado como ou quem iniciou as chamas.
A Companhia informou que o incêndio danificou a estrutura e, por isso, a substituição da rede começará nesta terça-feira. O trecho permanece isolado e sinalizado.
A fumaça saindo do bueiro ainda era vista na manhã desta terça-feira (12)
Loise Monteiro/TV Integração
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.