
Artesanato, gastronomia, brechós, antiguidades, shows e literatura: as feiras culturais do Rio de Janeiro são um convite a passeios cheios de descobertas. Espalhadas por diferentes bairros e com edições regulares, elas misturam tradição e novidades e atraem cariocas e turistas em busca de programas ao ar livre.
O g1 preparou uma seleção de feiras culturais para visitar na cidade. Não esqueça de checar as redes sociais das que tiverem, para conferir eventuais alterações de dia e horário:
Feira Rio Antigo
Feira do Rio Antigo, no Centro do Rio
Alexandre Macieira/Riotur
Também conhecida como Feira do Lavradio, é realizada desde 1997 na Rua do Lavradio, na Lapa. Reúne expositores de móveis e objetos vintage, artesanato, moda, livros e discos. A programação costuma incluir apresentações de música ao vivo e opções gastronômicas.
📍Onde: Rua do Lavradio, Lapa🕐 Quando: Todo Sábado, 10h às 19h 🎟️ Entrada gratuita 🛜Instagram oficial
Feira da Praça XV
Feira da Praça XV
Reprodução/Instagram
É o paraíso dos colecionadores e garimpeiros. Também chamada de Feira de Antiguidades da Praça XV, existe desde os anos 1970 e tem cerca de 300 expositores. É possível encontrar desde peças de arte e porcelanas raras até camisas de time, brinquedos antigos, moedas, selos e objetos curiosos de diferentes épocas.
📍Onde: Praça XV, ao lado do Paço Imperial, Centro –⏰Quando: Todo sábado das 6h às 15h 🎟️ Entrada gratuita 🛜 Instagram oficial
Feira das Yabás
Detalhe de iguaria que pode estar presente na Feira das Yabás
Alexandre Macieira/Riotur
Mais do que uma feira, é uma celebração da cultura suburbana e afro-brasileira. Criada pelo cantor Marquinhos de Oswaldo Cruz, reúne barracas de culinária típica preparada por matriarcas da região e rodas de samba.
📍Onde: Praça Paulo da Portela – Oswaldo Cruz 🕐 Quando: Todo segundo domingo do mês, a partir das 13h 🎟️ Entrada gratuita 🛜Instagram oficial
Junta Local
Edição da Junta Local na frente do CCBB
Divulgação
A Junta Local é uma feira de pequenos produtores que acontece em diferentes bairros do Rio de Janeiro, de forma itinerante, em locais como Laranjeiras, Botafogo, Flamengo, Museu da República, Glória, Gávea, Lagoa e Centro. Às vezes, a programação incluir apresentações musicais ao vivo e DJs. Confira nas redes sociais da organização mais sobre a programação mensal e os produtores.
📍Onde: Vários 🕐 Quando: Todo fim de semana, horário variado🎟️ Entrada gratuita 🛜Instagram oficial
Feira da Glória
Agentes da prefeitura na Feira da Glória
Divulgação
Conhecida como a maior feira livre do Rio, a Feira da Glória acontece todos os domingos ao longo da Avenida Augusto Severo e não fica só nas frutas, verduras e peixes frescos. Também há expositores de roupas, artesanato e comidas típicas de vários estados e países – a parte gastronômica recentemente foi realocada na Praça Paris e também há expositores no Largo da Glória, onde também há apresentações musicais ocasionalmente.
📍Onde: Vários 🕐 Quando: Todo fim de semana, horário variado🎟️ Entrada gratuita 🛜Instagram oficial
Feira Hippie de Ipanema
Feira Hippie de Ipanema
Alexandre Macieira/Riotur
Feira de artesanato que existe desde 1968 na Praça General Osório, em Ipanema. Os expositores vendem artigos que variam de quadros a biquínis, bolsas, bijuterias, entre outros. Uma vez por mês, há uma feira gastronômica no local.
📍Onde: Praça General Osório, Ipanema🕐 Quando: Aos Domingos, das 8h às18h 🎟️ Entrada gratuita 🛜Instagram oficial
Feira de Antiguidades da Gávea
Moedas expostas na Feira de Antiguidades da Gávea
Reprodução/Instagram
Expositores negociam itens como moedas antigas, pratarias, móveis, obras de arte, brinquedos e artesanatos. Alguns deles também compram antiguidades.
📍Onde: Praça Santos Dumont, Gávea🕐 Quando: Todo domingo, a partir de 7h 🎟️ Entrada gratuita 🛜Instagram oficial
Feira da General Glicério
Chorinho na Feira da General Glicério
Alexandre Macieira/Riotur
Além de frutas e legumes, expositores vendem outros produtos para alimentação natural e artesanal, biocosméticos, plantas, moda e arte. O local também costuma receber rodas de chorinho.
📍Onde: Rua General Glicério até o fim da Rua Prof. Ortiz Monteiro, Laranjeiras 🕐 Quando: Sábado, das 7h às 14h 🎟️ Entrada gratuita
O Mercado
O Mercado
Ana Brettas/Divulgação
Feira que reúne artistas, designers, artesãos e estilistas independentes do Rio. Além de marcas de roupas, acessórios e estúdios de tatuagem, a programação inclui filmes e oficinas.
📍Onde: Geralmente ocorre no IAB/RJ – Rua do Pinheiro, 10, Flamengo 🕐 Quando: Conferir no Instagram oficial, próxima edição em 04 e 05/10 🎟️ Entrada gratuita
Fábrica da Bhering
Fábrica da Bhering fica na Zona Portuária do Rio
Divulgação
Não é uma feira propriamente dita com as tradicionais barraquinas, mas também é um evento periódico com expositores de arte, gastronomia e experiências, espalhadas em espaços no interior de uma antiga fábrica na Zona Portuária do Rio de Janeiro.
📍Onde: Fábrica da Bhering – R. Orestes, 28, Santo Cristo 🕐 Quando: Conferir no Instagram oficial, próxima edição em 06/09 🎟️ Entrada gratuita