
Unicamp
Reprodução/EPTV
Três anos após a aprovação pelo Conselho Universitário (Consu), a Unicamp anunciou, nesta sexta-feira (8), a formalização da compra de uma área de R$ 20 milhões para ampliação da Moradia Estudantil.
O terreno, de aproximadamente 45,2 mil m², fica no distrito de Barão Geraldo, em Campinas (SP), ao lado da área atual da moradia. A formalização da compra vai acontecer em uma cerimônia de assinatura na segunda-feira (11).
Segundo a Unicamp, a moradia acolhe cerca de mil estudantes atualmente. Com a ampliação, a expectativa é que a universidade tenha capacidade para abrigar mais 1,4 mil alunos. Veja abaixo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Campinas no WhatsApp
A Unicamp informou que metade do terreno adquirido será reservada para a construção das residências, e a outra metade deverá receber equipamentos de apoio administrativo, atividades esportivas e culturais e desenvolvimento de atividades de extensão universitária.
O galpão que existe hoje no terreno será adaptado para uso de programas de extensão e atividades culturais.
Vista aérea da moradia estudantil e a demarcação da área adquirida por R$ 20 milhões
Reprodução Unicamp
A nova área também prevê a criação de espaços para grupos artísticos estudantis de teatro, música e artes visuais, além da instalação de um refeitório e o uso de espaços verdes para atividades de convivência, hortas comunitárias e um campo de futebol.
O complexo deverá contar com um núcleo integrado de assistência ao estudante, que vai reunir estruturas de atendimento à política de permanência dos alunos na universidade.
Aprovação da compra
Antes da aquisição pela Unicamp, o terreno pertencia a uma empresa atuante no setor de vedação industrial.
O aval para a compra ocorreu durante reunião do Conselho Universitário, órgão máximo de deliberação interna, em maio de 2023. Na época, a Unicamp informou que o espaço se divide entre: 22,6 mil m² de área livre e 22,5 mil m² com edificações, mas com área construída de 4,5 mil m².
“O pagamento será realizado com recursos orçamentários já previstos no Plano Plurianual de Investimentos, acrescidos com suplementos da reserva. Desde meados de 2022, vem sendo realizados estudos para a ampliação de novos módulos domiciliares e reforma dos existentes. O processo de planejamento e construção na nova área está sendo incorporado a esses esforços e a previsão de início das obras será definida em breve’, dizia a nota da assessoria da Unicamp.
VEJA TAMBÉM
Unicamp 2026: período de incrições para o vestibular vai até 1º de setembro; veja mudanças
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas