Com cortejo e homenagens militares, bombeiro que morreu após queda de 10 metros é sepultado em Igaratá, SP


Com cortejo e honras militares, bombeiro que morreu durante resgate é enterrado em Igaratá
O bombeiro que morreu após sofrer uma queda de 10 metros de altura enquanto realizava um resgate em Jacareí foi sepultado, na manhã desta sexta-feira (8), em Igaratá (SP).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Valdeci Bezerra da Silva, bombeiro militar de 51 anos, que atuava como cabo no 11º Grupamento de Bombeiros há 24 anos, foi enterrado por volta das 10h30.
A cerimônia aconteceu no Cemitério Municipal de Igaratá. Familiares, amigos e companheiros de trabalho participaram da despedida do militar nesta sexta-feira.
Antes do enterro, um cortejo fúnebre com o caminhão dos Bombeiros foi realizado. O caixão de Valdeci foi levado pelos colegas de trabalho, fechado, com coroa de flores. Valdeci foi aplaudido pelas ruas da cidade.
Valdeci era definido por amigos e colegas como um homem trabalhador, de confiança, dedicado e que tinha amor pela profissão. Ele deixou a esposa e três filhos.
Com cortejo e homenagens militares, bombeiro que morreu após queda de 10 metros é sepultado em Igaratá, SP
Reprodução/TV Vanguarda
Bombeiro morre durante salvamento em Jacareí
Bombeiro estava prestes a ser promovido
Em entrevista para a TV Vanguarda, o Major Paulo Roberto Reis, que é o comandante interino do Corpo de Bombeiros do Vale do Paraíba e do Litoral Norte de SP, contou que Valdeci tinha vasta experiência em campo, pois atuava na linha de frente dos bombeiros, fazendo resgates por terra, buscas em rios como mergulhador e combatendo incêndios.
“Ele entrou em 2001 na corporação, foram quase 25 anos de serviço, bombeiro que eu já o conheço há mais de 20 anos, trabalhava no posto de bombeiros de Jacareí. Era um bombeiro de linha de frente, um excelente bombeiro, uma pessoa sensacional, é um herói do Corpo de Bombeiros”, afirmou o major.
Segundo o Major Reis, Valdeci estava prestes a receber uma promoção. O plano da corporação era que em breve o bombeiro assumisse o atendimento em Igaratá, cidade onde ele morava com a família, atuando nas operações comunitárias.
“A gente está no processo de expansão dos bombeiros. Ele era um bombeiro que a gente estava preparando para ser o bombeiro comunitário lá no município de Igaratá, porque é uma pessoa de confiança nossa, já tinha muita experiência na atividade operacional, então é uma pessoa bem especial para a gente aqui”, contou o major.
Bombeiro que morreu durante resgate atuava na linha de frente e estava prestes a receber promoção: ‘Herói’
Divulgação/Corpo de Bombeiros
Sobre o acidente que ocorreu durante o resgate e que acabou causando a morte de Valdeci, o major explicou que o caso continua sendo investigado, para poder ser esclarecido o que provocou a queda do profissional durante o resgate.
“A gente está buscando esclarecer o que aconteceu, a Polícia Civil e a perícia esteve lá ontem, o Corpo de Bombeiros também, a gente está tentando esclarecer o que aconteceu, que ele acabou despencando de uma altura de mais ou menos 10 metros e caiu no fundo da caixa d’água. A unidade de resgate socorreu o Cabo Valdeci, mas, infelizmente, no hospital foi declarado o óbito do nosso bombeiro, do nosso herói”, lamentou.
“A equipe que estava no serviço ontem é uma equipe muito antiga aqui do Corpo de Bombeiros. São bombeiros aí que trabalham juntos há muitos anos. São pessoas que se destacam aqui no atendimento operacional. Realmente foi uma fatalidade. Faz parte do nosso serviço o risco, mas a gente nunca espera, a gente nunca conta com isso, né”, completou.
Acidente
Um bombeiro militar de 51 anos morreu na noite desta quarta-feira (6) após cair de uma estrutura de 10 metros durante um resgate no complexo Educamais, em Jacareí. A vítima foi identificada pelo Corpo de Bombeiros como Valdeci Bezerra da Silva.
O acidente aconteceu quando a corporação resgatava uma pessoa que havia sido encontrada desacordada em uma caixa d’água por volta de 20h30. Ela estava em estado de sonolência, possivelmente pela inalação de vapores de tinta, segundo os Bombeiros.
Para o resgate, os bombeiros montaram um sistema de salvamento em altura e conseguiram retirar a vítima em segurança. No entanto, durante o resgate, Valdeci, que participava da operação, acabou caindo dentro da estrutura.
O Corpo de Bombeiros informou que as causas do acidente ainda são desconhecidas e que o militar chegou a ser levado à Santa Casa de Jacareí, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.
Em nota à imprensa, o Corpo de Bombeiros informou que Valdeci atuou na corporação por 24 anos.
“O Corpo de Bombeiros lamenta profundamente o ocorrido, solidariza-se com os familiares e reafirma seu compromisso com a preservação da vida e a segurança em todas as suas missões”, disse a nota.
A Prefeitura de Jacareí, também em nota, lamentou a morte do bombeiro e disse estar à disposição para ajudar nas informações envolvendo o acidente.
Valdeci Bezerra, de 51 anos, morreu durante resgate em Jacareí
Arquivo pessoal
Bombeiro morreu após cair em estrutura montada para resgatar vítima de acidente no Educamais
Pedro Melo/TV Vanguarda
Bombeiro morreu após cair em estrutura montada para resgatar vítima de acidente no Educamais
Pedro Melo/TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.