Relatório incompleto da prefeitura ao MP mostra que quase 7 mil pacientes aguardam cirurgias em Sorocaba


Sorocaba tem cinco dias para enviar dados completos da fila da saúde ao MP
Quase sete mil pessoas estão na fila de espera por cirurgias, conforme relatório apresentado pela Prefeitura de Sorocaba (SP) para o Ministério Público, que cobrou transparência do município na divulgação de dados referentes ao Sistema Único de Saúde (SUS).
O levantamento, obtido pela TV TEM, revela ainda que outras 6,7 mil pessoas aguardam por consultas com cardiologista na cidade. Na especialidade de ortopedia, a fila de espera passa de 6,5 mil pessoas.
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O documento foi enviado na quarta-feira (6) para a promotora Cristina Palma, que o considerou incompleto. Ela determinou que a prefeitura entregue o restante dos dados solicitados no prazo de cinco dias.
Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), também conhecido como Hospital Regional
Beatriz Pereira/g1
Em digitalização
No relatório entregue, a Secretaria Municipal de Saúde informa que o setor cirúrgico já está integrado ao sistema eletrônico, o que tornou possível apresentar dados mais precisos sobre a demanda reprimida na área.
O levantamento em resposta ao MP, assinado pelo procurador do município, Celso Barcelli, informa que as demais especialidades seguem em processo gradativo de migração para o sistema eletrônico.
A prioridade é para os casos com maior volume e urgência, de acordo com a prefeitura.
A secretaria de Saúde informa ainda, no documento, que está em curso a digitalização integral dos prontuários, conforme determina a lei municipal 13.265/2025, com prazo de 120 dias para completa transcrição das fichas físicas ao sistema informatizado.
Diante da resposta da prefeitura, a promotora Cristina Palma considerou que é razoável que haja um controle sobre o numero de pessoas em espera nos procedimentos, mesmo que os dados não estejam totalmente digitalizados. Por isso, concedeu o prazo de mais cinco dias.
Por determinação do MP, a Prefeitura ainda deverá esclarecer neste período qual é a dificuldade em estabelecer uma divulgação digital ao paciente, como um numero ou protocolo, que possa ser por verificado no site municipal, acerca de sua posição em lista de espera e período estimado de aguardo.
Discussão
O assunto vem provocando discussão no município justamente por não existir a divulgação pública do número de pessoas que estão nesta fila.
A promotora disse à TV TEM que os dados entregues pela prefeitura ainda não são suficientes, e que o Poder Público enviou informações sobre cirurgias e algumas consultas, faltando números para fila de exames, por exemplo.
No início da semana, Cristina Palma já havia afirmado que os números são necessários para entender quais são os procedimentos mais solicitados pela população e, consequentemente, trazer um atendimento de qualidade ao público.
“Nós precisamos mesmo desses dados. É só com um plano de ação, feito a partir deles, que é possível trazer uma saúde de qualidade para a população. Os dados mostram a quantidade de pacientes e os procedimentos mais solicitados que não existem no município”, pontua.
Relembre o caso
A entrega dos dados sobre fila de espera na saúde foi definida após uma reunião na Promotoria de Justiça de Sorocaba com a promotora. Um levantamento feito pelo g1 mostrou que milhares de pessoas estão nesta fila.
De acordo com Cristina, há procedimentos de saúde em Sorocaba que não passam pela regulação municipal. As vagas eram distribuídas em Unidades Básicas de Saúdes (UBSs) conforme disponibilidade por meio de guias físicas, e a transformação do prontuário em eletrônico permitirá que o município enxergue os procedimentos aguardados ou feitos pela população.
Caso os documentos fossem entregues, uma nova reunião seria feita para que os números fossem avaliados e somados ao prontuário eletrônico, no qual os dados da fila de espera ficarão. Dessa forma, o município poderá trazer alguma solução para o problema.
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