
Baleia com filhote é encontrada com rede de pesca presa na cabeça em Florianópolis; VÍDEO
Uma baleia-franca acompanhada de um filhote foi avistada com uma rede de pesca presa à cabeça na Praia do Moçambique, em Florianópolis, na quarta-feira (6).. O animal não apresenta problemas por conta do objeto e é monitorado por pesquisadores do Instituto ProFRANCA e R3 Animal (assista acima).
🔍🐋Conforme os especialistas, não há necessidade de intervenção imediata, pois em casos semelhantes anteriores, a rede se desprende naturalmente devido ao atrito com as calosidades da cabeça da baleia.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Caso a remoção seja necessária, os órgãos alertaram que a manobra só poderá ser feita por equipes autorizadas. Em julho, um surfista que retirou uma rede presa a outro animal sem autorização teve a conduta investigada.
Baleia com filhote é encontrada com rede de pesca presa na cabeça em Florianópolis
R3 Animal/Reprodução
Imagens feitas na quarta pela integrante do R3 Animal, Regina Reis, mostram a rede presa ao animal que nada ao lado do filhote. A fêmea é conhecida desde 2022 pelo ProFRANCA e tem como identificação o número B922 no Catálogo Brasileiro de Fotoidentificação das Baleias-Francas.
Sem prejuízos
De acordo com Karina Groch, diretora de pesquisa do ProFranca, a baleia e o filhote continuam se movimentando normalmente. Por ser uma pequena porção de rede, também não há risco de o filhote se prender a ela.
“Essa é a primeira coisa que a gente avalia para fazer um encaminhamento, para uma intervenção de retirada, é se a rede está prejudicando a locomoção dos animais. Então, nesse caso não está. Elas [baleias] estão se deslocando bem”, afirmou.
LEIA TAMBÉM:
Homem em prancha solta baleia presa em rede de pesca; Ibama apura
Baleia presa em rede de pesca mobiliza resgate em praia em SC
Em entrevista ao g1 no mês de julho, Eduardo Renault-Braga, gerente do projeto, afirmou que a situação envolvendo o enrosco de redes em baleias ocorre com certa recorrência: “É relativamente comum na região e, na maioria dos casos, as baleias conseguem se livrar sozinhas dos resíduos”.
Conforme o Ibama, o desmalhe de grandes cetáceos é uma atividade de alto risco, que exige treinamento, equipamentos adequados e autorização legal. No Brasil, a prática é regulamentada por uma portaria do órgão, que estabelece regras rigorosas para proteger tanto os animais quanto as equipes envolvidas.
📋Protocolo
Após a baleia ser encontrada, o Instituto ProFRANCA acionou o Protocolo de Encalhes e Enredamentos da APA da Baleia Franca. Conforme a norma, o animal será monitorado por equipes especializadas.
O documento também especifica que a conduta com o animal necessita de equipamentos especiais, treinamento e habilitação específica dos profissionais. As regras são feitas pelo Ibama
O Protocolo de Encalhes e Enredamentos conta com instituições que atuam no litoral de Santa Catarina, em coordenação com Ibama, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Polícia Ambiental.
ASSISTA TAMBÉM:
Homem em prancha se aproxima e solta baleia presa em rede de pesca em SC
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias