Secretário promete novo poço para resolver falta d’água no Nova Aliança em Ribeirão Preto, SP


Saerp diz que água volta ao Nova Aliança até dia 11 de agosto em Ribeirão Preto
O secretário de Água e Esgoto (Saerp) em Ribeirão Preto (SP), José Rui Bonatto, disse nesta quarta-feira (6) que a falta d’água no Jardim Nova Aliança, na zona Sul da cidade, só será solucionada com a construção de um novo poço artesiano.
“Trata-se de um poço muito antigo, com muito problema interno. Vai resolver o problema, sim, com um poço novo, com a bomba adequada, com tudo dentro do projeto, vai resolver”.
Segundo Bonatto, a Saerp ainda depende da abertura de uma licitação de emergência para o início da obra. Após definição da empresa para o serviço, a execução do projeto deve levar seis meses.
✅ Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Enquanto a obra não sai do papel, o poço CDHU, que abastece o bairro e tem apresentado problemas há pelo menos um mês, está passando por novos reparos. A previsão é de que a água volte aos imóveis até segunda-feira (11).
“Vamos trocar a bomba novamente, colocar uma bomba de volume maior, maior carga nós podemos tirar do poço para atender emergencialmente a situação. Eu peço um pouco de paciência. A gente tem um período aí de uns quatro dias que a gente vai colocar em carga de novo e ter o sistema funcionando. A promessa é de que a nossa equipe toda está empenhada em resolver isso”, diz Bonatto.
Poço CDHU abastece o bairro Nova Aliança em Ribeirão Preto, SP
Aurélio Sal/EPTV
LEIA TAMBÉM:
Moradores do Nova Aliança sofrem com falta d’água há mais de 20 dias
Sem água, moradores do Nova Aliança pedem solução em Ribeirão
Sem uma gota
Moradores alegam que o problema no Nova Aliança começou em junho deste ano. As torneiras secaram, e o movimento de caminhões pipa pelo bairro virou rotina pelas ruas.
Síndico de um prédio com 80 moradores, Fausto Vidal Garcia Leal diz que as caixas d’água não recebem um pingo d’água e a situação está insustentável.
“É um bem básico. Para fazer comida você precisa de água, para tomar banho você precisa de água. Pra tudo. Precisamos de uma resposta o mais rápido possível e uma definição desse problema”, diz Leal.
Condomínios ficam sem água por causa de problema no poço CDHU no Nova Aliança em Ribeirão Preto
Aurélio Sal/EPTV
Reparos sem solução
Nos últimos dias, a Saerp emitiu pelo menos dois comunicados para alertar sobre reparos no poço CDHU e eventual falta d’água:
Dia 2 de julho: troca de bomba submersa. A previsão para o fim dos serviços era o período da noite, com normalização gradativa do abastecimento
Dia 5 de agosto: manutenção programada no equipamento para restabelecer o funcionamento do poço. A previsão era de que o serviço terminasse às 22h, também com a informação de que a água voltaria gradativamente
O secretário afirma que apesar dos esforços, a estrutura obsoleta compromete a prestação adequada do serviço.
“Este poço em particular nós já fizemos a troca de bomba, a parte elétrica, já colocamos ele em carga e ele já funcionou dentro da data que foi prevista. A gente cumpriu aquela promessa de ter a água, só que logo em seguida, no começo do mês, deu problema no quadro elétrico. Aí você identifica que a água que está indo para a população ainda não está na vazão que a gente precisa”.
Condomínios ficam sem água por causa de problema no poço CDHU no Nova Aliança em Ribeirão Preto
Aurélio Sal/EPTV
A faxineira Elizângela Caetano tem dificuldades para fazer a limpeza e critica a administração pública.
“Tem que ser muito rápido. O que você conseguir fazer, você faz. Encheg um balde aqui, uma garrafa d’água ali. Não podemos ficar passando por isso, né? É muito triste. Há uma questão de abandono. Eu sei que às vezes não é só nós aqui da zona sul, do Nova Aliança, de outros bairros também, mas é uma questão de abandono pelas autoridades.”
Anúncio de investimentos
No início de julho, a Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) anunciou investimentos de mais de R$ 40 milhões em projetos para aprimorar o sistema de abastecimento de água da cidade. Os recursos são municipais, do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e de um financiamento junto à Caixa.
O prazo para início dos trabalhos, no entanto, não foi divulgado.
Caminhões pipa da Saerp fazem fila em rua do Nova Aliança em Ribeirão Preto, SP
Aurélio Sal/EPTV
Só no Nova Aliança, o projeto prevê atender 20 mil pessoas com a implantação de cerca de 1,5 km de redes de distribuição pelo reservatório CDHU para melhorar e equalizar as pressões na zona baixa do bairro.
Ainda segundo a prefeitura, a obra deve atender a demanda na região para novos empreendimentos e a ampliação das redes em trechos das ruas Magda Perona Frossard, Romeu Engrácia de Faria, Catarina Aparecida Naves Silva, José Jaime Delibo e a Avenida Braz Olaia Costa.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Adicionar aos favoritos o Link permanente.