
Bombeiros combatem incêndio florestal há oito dias no interior do Piauí
Reprodução/TV Globo
No nordeste brasileiro, um incêndio florestal chegou ao oitavo dia no interior do Piauí.
O fogo começou no município de Pavussu, a 400 quilômetros de Teresina e já consumiu a mata nativa e destruiu lavouras. Centenas de animais estão em risco. A Secretaria do Meio Ambiente do Piauí declarou que a área afetada é de 69 quilômetros quadrados. Uma investigação apura o que provocou o incêndio.
Uma força-tarefa com cerca de 50 agentes tenta apagar o fogo.
“Descontrolou mesmo, absurdo. O incêndio aqui foi um dos maiores que já existiu na região”, afirma João Luiz Dias, brigadista.
No oitavo dia de incêndio, o governo do estado enviou um helicóptero para combater as chamas. No início da noite, os brigadistas informaram que o incêndio está controlado.
A prefeitura de Pavussu estima um prejuízo de quase R$ 3 milhões por causa das perdas no campo e decretou estado de calamidade.
A apicultura é uma das principais bases da economia de Pavussu. A produção de 2024 foi de 170 toneladas de mel. Os produtores estavam otimistas para o fim da safra, mas o incêndio prolongado afugentou as abelhas.
O apicultor Valdir Alves da Silva perdeu metade das colmeias.
“Eu perdi 20 caixas, mais ou menos R$ 8 mil de prejuízo”.
“As abelhas foram todas embora, com essa fumaça, não tem como a gente nem produzir mel esse ano. Vai ser muito fraco”, afirma Dalila Pereira de Sousa, apicultora.