Moradora que teve casa destruída por incêndio lembra medo antes de ser salva por vizinhos: ‘Pedi a Deus que não morresse queimada’


Elizia Aparecida da Silva viu a própria casa ser destruída durante um incêndio, no último sábado (2), em Indaiatuba (SP)
Reprodução/EPTV
Elizia Aparecida da Silva viu a própria casa ser destruída durante um incêndio, no último sábado (2), em Indaiatuba (SP). Antes de ser salva por vizinhos, que precisaram quebrar uma parede a marretadas para resgatá-la, a servidora pública viveu momentos de medo.
“Tirei o tanquinho, onde estava a torneira, e sentei no chão. Abri a torneira e fiquei me molhando, porque estava muito quente. Fiquei ali, tentando evitar que a fumaça viesse no meu rosto. Foi a minha reação. Eu pedi muito a Deus que eu não morresse queimada, porque é apavorante”.
O caso foi no Jardim Morada do Sol. Elizia vive no local há 23 anos e estava com o marido, dois filhos e dois cachorros no momento do incêndio. O fogo começou pelo quarto dos fundos. A casa ficou praticamente inabitável: todos os cômodos foram impactados pelas chamas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Campinas no WhatsApp
“E precisava colocar algumas roupas no varal. Eles vieram para cá brincar, aqui na frente. Estavam as coisinhas deles aqui na sala. Eu peguei e fui pendurar as roupas, quando percebi que estava saindo fumaça no quarto. Quando cheguei lá, já estava o fogo na cama, bem alto”.
“Não sei como que iniciou. Não posso falar para você se foi a criança que mexeu. Para mim, eles não estavam lá. Estavam brincando aqui, na frente da casa”, completa a moradora, que ainda não sabe o que provocou o fogo.
O pedreiro Messias de Jesus Silva estava trabalhando na casa e ajudou a tirar o marido da moradora e os filhos do casal. “Enquanto um molhava, outros foram ajudando. Veio o rapaz com a marreta, quebrou. Conseguimos salvar ela, que foi na hora que o bombeiro chegou”, relembra.
O casal foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O homem foi liberado após passar por atendimento. A mulher precisou ficar em observação em um hospital da cidade e teve alta durante a noite. As crianças não tiveram ferimentos e foram para a casa de parentes.
Casa ficou destruída e foi interditada
Nesta segunda-feira (4), a casa deve passar por uma nova avaliação. Por enquanto, segue interditada. “Todas as coisas de casa foram perdidas, juntamente com documentos, todas as coisas. Muita gente ficou sabendo do acontecido. Já estou recebendo muitas doações de roupas, mantimentos, móveis”.
“O que mais vai ser preciso é para arrumar a casa, reconstrução da casa. Vou ter que começar do zero, praticamente. Eu creio, em nome de Jesus, vai dar tudo certo. Vamos construir. Voltar a ser uma casa habitável. É o que eu desejo”.
Imagens do resgate impressionam
Incêndio atinge casa e deixa uma pessoa ferida em Indaiatuba
Para salvar a moradora que ficou sozinha durante o incêndio, um vizinho deu marretadas para quebrar a parede da casa. O homem que aparece no vídeo é Zenaldo Barbosa, de 38 anos. Ao g1, ele contou que “nem pensou nos perigos” e só queria ajudar.
“Me ligaram. Como eu tenho três filhos, fiquei com medo de o fogo passar para minha casa. Quando cheguei, o pessoal falou que tinha uma mulher presa e gritando. Como minha casa é um sobrado, subi no telhado com a marreta e começamos a quebrar”, afirma o Naldo.
“Quando um cansava, outro pegava [a marreta] e continuava. Ainda bem que eu tinha uma marreta grande, um ‘marretão’. Geralmente, eu uso essa marreta nas obras para demolir paredes”, complementa.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.