Após festa ‘MAGA’ e polêmica do jeans, site aponta registro de filiação ao Partido Republicano como o nome da atriz Sydney Sweeney; entenda


Sydney Sweeney em campanha publicitária da American Eagle
Reprodução/YouTube
A atriz Sydney Sweeney, que ganhou destaque nos últimos dias após protagonizar uma propaganda de jeans que traz imagens sensuais dela, ganhou mais holofotes depois que perfis no X (antigo Twitter) declararam que ela está com um registro ativo de republicana.
“Estava prestes a fazer um vídeo inteiro no YouTube explorando as escolhas de Sydney Sweeney, não a defendendo, mas analisando o contexto de sua carreira, e acabei de descobrir que essa senhora foi membro registrado do Partido Republicano em 2024”, escreveu um perfil.
No site do Departamento da Flórida, usado para verificar o status e o registro eleitoral dos moradores, é possível encontrar um registro de filiação ativo ao partido republicano com o mesmo nome da atriz, data de aniversário e local onde mora. A data de registro foi em 14 de junho de 2024 (veja na imagem abaixo).
O g1 entrou em contato com a atriz para confirmar se ela é o perfil encontrado no site, mas não teve retorno até a publicação desta reportagem.
🦅O republicano e atual presidente Donald Trump ganhou na Flórida, com 51% dos votos.
Site do departamento da Flórida
Reprodução/FloridaDepartmentofSatate
O compartilhamento desse suposto posicionamento político coincide com a propaganda grava por ela porque a empresa de jeans fez diversos trocadilhos com o nome da roupa e “genes”, fazendo referência ao corpo dela.
Muita gente associou esse trocadilho à eugenia, uma teoria pseudocientífica que defende a melhoria genética e que, no século 20, influenciou o nazismo a partir de seu viés racista e capacitista.
Durante o regime de Hitler, a Alemanha esterilizou e assassinou centenas de milhares de pessoas que fugissem do chamado perfil ariano — alguém branco, de olhos claros e sem deficiência (como Sydney Sweeney).
Na campanha da American Eagle, Sydney afirma: “Os genes são passados de pais para filhos, muitas vezes determinando características como cor do cabelo, personalidade e até mesmo a cor dos olhos. Meus genes são azuis”.
Embora o trecho “meus genes são azuis” possa se referir à cor dos olhos da atriz (e a seu jeans), a frase também vem sendo associada à expressão racista “sangue azul” — usada para se referir a brancos nobres da Idade Média.
Festa homenageando a polícia e fazendo piada com ‘MAGA’
Essa não é a primeira vez que atriz Sydney Sweeney viraliza com polêmicas envolvendo política e enaltecimento a branquitude. Em 2022, ela fez uma festa a sua mãe, onde muitos participantes usavam bonés vermelhos com a mesma estética do slogan MAGA, de Donald Trump, que significa “Make America Great Again”.
Porém, o boné na festa estava escrito Make Sixty Great Again (ou, em português, Faça os Sessenta Grandes Novamente).
Fotos no instagram do irmão de Sydney Sweeney, Trent E. Sweeney
Reprodução/X
Além disso, outros participantes, segundo jornais internacionais, usavam camisetas escritos “Blue Lives Matter”, um movimento que surgiu nos Estados Unidos como resposta ao movimento “Black Lives Matter”, defendendo a vida de policiais.
As fotos não existem mais nas redes sociais da atriz, mas há fotos no perfil do irmão dela, Trent E. Sweeney, que aparecem duas pessoas usando o boné vermelho.
A atriz, logo depois, usou as redes sociais para se defender sobre a festa:
“Gente, isso é loucura. Uma comemoração inocente do aniversário de 60 anos da minha mãe se transformou em uma declaração política absurda, o que não era a intenção. Por favor, parem de fazer suposições. Muito amor a todos ♥️ e feliz aniversário, mãe!”, escreveu a atriz no X.
Comentário da atriz após a festa
Reprodução/X
Marília Mendonça criou estilo ‘mariliônico’ de compor
Adicionar aos favoritos o Link permanente.