
Governo de SP identificou casos de gripe aviária em Esmeraldas (foto ilustrativa)
Divulgação/Governo de SP
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou um caso de gripe aviária no município de Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A infecção foi diagnosticada em uma galinha doméstica de criação para subsistência, ou seja, criada em ambiente familiar e sem fins comerciais. Não há qualquer vinculação com granjas comerciais ou com a produção alimentar em larga escala.
A confirmação foi feito Ministério no último dia 26 de julho, e o foco ainda está em andamento.
Trata-se de um caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), conforme definição de caso da Ficha Técnica da Influenza Aviária. A doença é geralmente causada pelos vírus H5N1 ou H7, caracterizada por elevada taxa de mortalidade entre aves.
⚠️ A gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves e ovos, reitera o Ministério da Agricultura. O Brasil nunca teve um caso de gripe aviária em humanos.
O g1 procurou o Ministério, a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária de MG e a prefeitura do município para mais informações sobre o caso em específico, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
ENTENDA: Brasil se declara livre da gripe aviária em granjas comerciais
Brasil se declara livre da gripe aviária nesta quarta
Brasil se declara livre da gripe aviária em granjas
O Brasil se declarou livre de gripe aviária em 18 de junho, após ficar 28 dias sem registrar novos casos em granjas, informou o Ministério da Agricultura.
O prazo começou a ser contado em 22 de maio, depois do fim da desinfecção da granja de Montenegro (RS), onde houve o primeiro e único foco da doença em aves comerciais no Brasil, em maio.
O governo comunicou o novo status à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e está notificando os países que compram frango brasileiro.
O marco é importante para que o Brasil possa normalizar as vendas no exterior, que foram alvo de embargos totais ou parciais por cerca de 80 países, desde o caso no Rio Grande do Sul.
Os bloqueios são feitos para evitar a contaminação de granjas em outros países com material contaminado do Brasil, ainda que esta seja uma possibilidade remota.
Vídeos mais vistos do g1 MG