Ventania e ressaca com ondas de 3 metros paralisam balsas e fecham o canal do Porto de Santos, SP


Ressaca marítima atinge orla de Santos, SP
Rajadas de vento e uma forte ressaca marítima, com ondas de mais de 3 metros atingem a Baixada Santista, no litoral de São Paulo. A travessia de balsas Guarujá-Bertioga ficou paralisada e o canal de navegação do Porto de Santos, o maior do país, foi fechado.
De acordo com a Autoridade Portuária de Santos (APS), a entrada e saída de navios está suspensa desde às 2h devido à condição de impraticabilidade causada pela ventania que, segundo a Defesa Civil de Santos, atingiu velocidade máxima de 81,69 km/h.
A ressaca marítima, prevista pela Defesa Civil Estadual, também atingiu a cidade (assista ao vídeo no topo da reportagem). Segundo a prefeitura, as ondas atingiram altura de 3,35 metros às 6h desta terça-feira (29).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
A Praticagem de São Paulo informou que a altura das ondas influencia no funcionamento do porto, pois gera risco para os navios baterem no fundo no canal de acesso. Segundo o órgão, em alto mar o navio consegue navegar com ondas altas porque a profundidade é maior.
A Defesa Civil de São Paulo recomenda atenção redobrada em áreas costeiras, especialmente para embarcações de pequeno porte, pescadores, praticantes de esportes aquáticos e frequentadores de praias.
Canal do Porto de Santos suspendeu entrada e saída de navios por conta dos ventos
Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal
Paralisação de balsas
Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) informou que a travessia de balsas Guarujá-Bertioga foi interrompida por volta de 4h10 desta terça-feira (29) e voltou a operar às 6h35.
A paralisação, causada pela intensidade dos ventos, foi ainda maior na segunda-feira (28), quando a balsa entre as cidades de Guarujá e Bertioga ficou aproximadamente 15 horas suspensa: das 5h50 às 21h07.
Previsão
De acordo com a Defesa Civil de São Paulo, o litoral paulista será marcado por mar agitado ao longo desta terça-feira (29) devido a um sistema de baixa pressão que está se deslocando no Atlântico.
Segundo o órgão, a influência da massa de ar fria e seca deixará a tarde com temperaturas amenas. Por isso, as temperaturas máximas devem ficar entre 18°C e 23°C no estado de São Paulo.
Estragos
As rajadas de vento chegaram a 111 km/h na segunda-feira (28) em Santos e Mongaguá, deixando estragos pelas cidades da Baixada Santista. Além de quedas de árvores, um portão que se desprendeu de uma garagem chegou a atingir um ônibus.
Em Iguape, os ventos derrubaram árvores, destruíram o muro de um campo de futebol e danificaram 34 tendas montadas para a Festa de Bom Jesus de Iguape, considerada a 2ª maior celebração religiosa do estado.
Rajadas de vento passam de 100 km/h e causam estragos na região
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.