‘Aligot’, purê incrementado com seleção de queijos, é inspirado na culinária francesa


Purê de batatas feito com diferentes queijos recebe o nome de aligot
Rafael Smaira/TG
No Hora do Rancho deste sábado (26), a apresentadora Nicolle Januzzi traz um prato com sotaque francês e muito sabor: o aligot. Originário da região de Aubrac, na França, o aligot é uma versão aprimorada do purê de batatas. O segredo da receita está nos queijos artesanais, que garantem uma textura elástica e um sabor único.
Ingredientes
2 batatas médias
20g queijo meia-cura (preferencialmente Canastra)
20g creme de leite
10ml de leite
Meia colher de manteiga
90g de parmesão na finalização
70ml de vinho tinto seco
20g cebola branca (cortada em pedaço grande)
Meia colher de sopa de mel
20g de açúcar
1 galho de alecrim
1 folha de louro
1 pitada de páprica doce
1 pitada sal
150g de medalhão de filet mignon
Modo de preparo aligot:
Cozinhe as batatas sem casca com metade da manteiga e um pouco de sal. Após o cozimento, escorra a água e amasse as batatas, levando ao processador ou na batedeira com o restante da manteiga, o creme de leite e o leite.
Bata até obter um purê liso e homogêneo. Depois, transfira para uma panela, adicione o queijo meia-cura e mexa em fogo médio até incorporar bem. Reserve.
Modo de preparo molho de vinho e carne
Em uma panela, coloque o vinho, a cebola e a páprica. Cozinhe em fogo baixo até o líquido reduzir. Em seguida, retire a cebola e adicione o açúcar, o mel, o alecrim e o louro. Continue cozinhando até obter um molho mais espesso (ponto certo: ao passar a colher no fundo da panela, ele deve aparecer). Retire as ervas e reserve.
Tempere o filé com sal e pimenta-do-reino. Em uma frigideira, doure a carne na manteiga até atingir o ponto desejado.
Finalização:
Com o purê ainda quente, adicione o parmesão ralado e mexa rapidamente em fogo médio a alto até atingir o ponto de aligot, quando o queijo derrete e forma fios ao puxar com a colher. Sirva o medalhão com a redução de vinho, acompanhado do aligot ainda elástico e saboroso.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.