
Cecília Maíra Lima, 23 anos
Arquivo pessoal/Cecília Maíra Lima
Com o título “Memórias das lutas de mulheres do campo no Amapá”, o artigo científico da estudante do curso de história da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Cecília Maíra Lima, 23 anos, foi selecionado para publicação na revista da Associação Nacional dos Pós-graduandos (ANPG).
O trabalho é fruto da iniciação científica da jovem do 8º período de graduação com orientação da professora Ana Cristina Maues. A ideia do tema surgiu a partir de um projeto da Unifap que uniu geografia, sociologia e história, intitulado de “Mapeamento da Violência de Gênero.”
🔍A ANPG é a entidade máxima de representação dos pós-graduandos no Brasil. A associação atua na defesa dos direitos dos estudantes de mestrado e doutorado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no Whatsapp
A pesquisa detalha sobre a prática ancestral da produção de artesanato como forma de resistência e empoderamento de mulheres. Reforçando que essa prática ajuda a sustentar famílias tradicionais de regiões mais afastadas da capital.
A estudante explica que por meio da obra, ela buscou retratar a Amazônia amapaense pelo olhar das mulheres.
“Na construção da Universidade Popular é indispensável olhar para as populações historicamente subalternizadas, e são essas que justamente eu coloco no centro das minhas pesquisas. E como mulher amazônica que sou, eu carrego orgulho e a responsabilidade de levar a voz do meu povo, das nossas vivências e saberes para os espaços de decisão e construção coletiva, para disputar assim o presente e construir o futuro”, afirmou Cecília.
A conquista para a seleção da publicação veio por etapas. A primeira fase foi o envio do trabalho para o evento, após isso a segunda etapa foi a apresentação para a banca avaliadora da ANPG, na Universidade Federal de Goiás (UFG). O trabalho foi premiado entre os três apresentados.
Ao falar da conquista, Cecília destaca a importância da revista no meio acadêmico. Segundo ela, a publicação do trabalho reforça a importância da universidade pública.
“Eu me sinto profundamente honrada em representar o extremo norte do Brasil em um espaço tão significativo”, disse.
Leia também:
Estudante do Ifap compõe delegação brasileira em olimpíada de matemática no Japão
Estudante do Amapá integra delegação brasileira como destaque em matemática
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: