DF avança em contratos, mas ainda tem 39% de professores temporários na rede pública


Sala de aula em escola pública do DF
TV Globo/Reprodução
A rede pública de ensino do Distrito Federal tem 15.313 professores temporários, segundo a Secretaria de Educação, ou seja, 39,02% do total. Os professores concursados são 23.922.
O número representa um avanço em comparação a 2024, quando 60,03% eram professores temporários no DF, segundo o Censo de Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do DF em tempo real e de graça
🔎 Contrato temporário: é uma modalidade de contratação por tempo determinado para substituir professores efetivos que estão com problemas de saúde ou em casos de licença-maternidade.
Qual é o motivo?
Os motivos para o número de 15.313 professores temporários, segundo a professora Catarina de Almeida Santos, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), são:
custo menor para o governo
não realização de concurso públicos
“O professor temporário é um professor muito mais barato pra rede. Ele não tem que renovar contrato todo ano. Eles não têm progressão de carreira, podem ser descartados a qualquer hora”, diz a professora Catarina de Almeida Santos.
No DF, os professores temporários recebem remuneração proporcional à carga horária efetivamente trabalhada, tendo como base o valor/hora dos professores efetivos.
🔎 Um professor efetivo com carga horária de 40 horas semanais tem como remuneração inicial R$ 6.427,71, ou seja, a valor/hora é de R$ 40,17.
Segundo a Secretaria de Educação, tanto concursados como temporários têm auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio-creche e auxílio-natalidade. No Brasil, auxílios e gratificações não são garantia para os temporários.
O último concurso público para professores no DF foi realizado em 2022 – ou seja, há quase três anos.
Naquele momento, o governo do DF ofereceu 4,2 mil vagas – até agora, cerca de 3,6 mil desses aprovados foram chamados, de acordo com o Sindicato dos Professores (Sinpro).
O problema é que, nesse ritmo, a carência de professores tende a aumentar. Isso porque, também de acordo com o Sinpro-DF, cerca de 5 mil professores se aposentam a cada ano.
Por que o alto nº de professores temporários é ruim para o Brasil?
Quais são as consequências?
✏️ Escolas com quadro de professores incompleto
✏️ Adoecimento físico e mental dos professores
✏️ Trabalho sem continuidade nas escolas
“Há sim uma precarização da carreira docente, mas não é uma precarização que olhe só pra questão do profissional, é uma precarização que tem impacto direto no direito à educação das crianças. Quando uma rede de ensino não garante condições de trabalho, professores com estabilidade, que permaneçam na mesma escola, na mesma rede, que conheçam os alunos, o impacto vai direto para os estudantes”, diz a professora Catarina de Almeida Santos.
Proposta após greve no DF inclui mais nomeações
No início de junho, professores da rede pública do Distrito Federal entraram em greve com reivindicações por reajuste salarial, reestruturação da carreira e nomeação de aprovados em concurso público.
Após 24 dias, os professores aceitam o acordo do Governo do Distrito Federal, com as seguintes propostas:
Pagamento dos dias paralisados, mediante apresentação de plano de reposição das aulas (compromisso já atendido)
Nomeação de ao menos 3 mil professores até dezembro de 2025
Prorrogação do concurso público vigente por mais dois anos (compromisso já atendido)
Encaminhamento do novo concurso público previsto para 2026, com publicação do edital no primeiro semestre
Dobro do percentual da gratificação de titulação (aumento só para efetivos)
Manutenção da mesa permanente de negociação, com foco na valorização da carreira e discussão do novo plano de cargos e salários
LEIA TAMBÉM:
EJA: candidatos selecionados devem realizar a matrícula nesta semana; saiba como
VEJA COMO SE INSCREVER: DF tem mais de 7 mil vagas em cursos de educação profissional e tecnológica
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.