
Além dos animais, materiais usados na caça foram apreendidos
Reprodução
Cerca de 24 quelônios foram apreendidos durante a Operação Quelônio I, deflagrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio). A ação ocorreu na Reserva Biológica do Abufari, próxima ao município de Tapauá, no interior do Amazonas, na quarta-feira (23).
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
De acordo com informações repassadas os g1, durante ronda de fiscalização dos agentes em um trecho do Rio Abufari, foi avistado três pessoas em duas canos com uma movimentação suspeita. Ao se aproximar um dos indivíduos fugiu correndo para dentro da mata.
Após vistoria, foram encontrados os 24 animais, sendo que um dos quelônios já estava morto. Nas embarcações também foram encontrados instrumentos que são usados na captura dos animais como 17 malhadeiras e quatro capasaco.
“As vezes, na maioria das vezes se torna mais complexo se fazer a proteção desse território porque tem famílias dentro, tem famílias dentro de uma unidade de proteção integral onde não se pode estar fazendo uso dos recursos, mas já foi criado dessa forma”, destacou a chefe da Rebio Abufari Rita Lima
De acordo com o ICMbio, a operação segue na tentativa de coibir mais práticas ilícitas e fazer a proteção da unidade de conservação. Segundo o instituto, todos os barcos que passam pelo local estão sendo fiscalizados.
Os dois suspeitos foram autuados pelos crimes ambientais apontados pelos agentes e liberados em seguida.
LEIA TAMBÉM: Ação do Ibama resulta em R$ 173 milhões em multas em município no sul do AM; moradores relatam abusos
Rebio Abufari
A Reserva Biológica do Abufari é uma reserva biológica brasileira localizada na bacia do rio Purus. A reserva é importante na proteção de tartarugas (Podocnemis expansa) de água doce da bacia amazônica, protegendo até 225 mil indíviduos.
Animais estavam escondidos em sacos
Divulgação/ICMbio
Ação do Ibama resulta em R$ 173 milhões em multas em município no sul do AM