
A Santa Casa Farol sediou, na última quinta-feira (17), o curso de Reanimação Neonatal para recém-nascidos com idade gestacional acima de 34 semanas, promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com a Sociedade Alagoana de Pediatria (SAPED).
Santa Casa
Santa Casa de Maceió
O encontro teve como público-alvo os médicos residentes e foi realizado pela supervisora do Programa de Neonatologia da Santa Casa Farol, Janaína Nogueira, em conjunto com a pediatra instrutora Patrícia Laranjeira.
A médica Patrícia Laranjeira foi instrutora no curso de Reanimação Neonatal
Santa Casa de Maceió
Com 11 anos de atividade, a Santa Casa Farol integra o complexo hospitalar da Santa Casa de Maceió e é considerada uma das referências em saúde materno-infantil em Alagoas. A formação contínua dos profissionais que atuam no cuidado ao recém-nascido é uma das prioridades da instituição.
“Essa capacitação faz parte da formação médica e segue as diretrizes do Programa Internacional de Reanimação, adaptado à realidade brasileira pela Sociedade Brasileira de Pediatria”, destacou Patrícia Laranjeira, que atua na UTI Neonatal da Santa Casa Farol.
Santa Casa
Santa Casa de Maceió
Durante o curso, os participantes passaram por atividades teóricas e práticas, com avaliação prévia e posterior, sendo necessário alcançar no mínimo 80% de aproveitamento para a obtenção do certificado da SBP.
Segundo a instrutora, a qualificação dos profissionais que atuam na sala de parto é decisiva para a saúde do bebê. “Essa assistência faz diferença na vida e no prognóstico do recém-nascido. Para os residentes, esse curso é um passo essencial, já que eles serão capacitados também para o curso voltado ao atendimento de prematuros, outro componente obrigatório na formação”, reforçou Patrícia Laranjeira.
Artur Gomes Neto
Diretor Técnico Médico
CRM-AL 2503/RQE 1874
MINUTO SANTA CASA 18-07-2025