
PAT de Sertãozinho, SP, oferece vagas para recolocação no mercado de trabalho
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Sertãozinho (SP) intensifica seus esforços para amenizar o impacto da recente demissão em massa na Usina Santa Elisa, cujas atividades foram suspensas pela Raízen na última semana. Com a realização de um feirão de empregos, a iniciativa se estende pelos próximos dias para viabilizar que centenas de vagas disponíveis sejam ofertadas para os trabalhadores.
A parceria entre o PAT e diversas empresas da região tem sido fundamental para oferecer não apenas oportunidades de emprego, mas também suporte aos candidatos. Segundo Paulo Roberto Galo, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Sertãozinho, o foco é agilizar o processo de recolocação.
“A gente faz o casamento das características para quem está procurando uma recolocação, ou mesmo mudar de emprego, com as necessidades das empresas. Isso agiliza muito o processo.”
Paulo Roberto explica que o trabalho ajuda a reduzir custos para as empresas contratantes e desperdícios de tempo para quem está buscando a recolocação: “encontram tudo aqui. E até o suporte, por exemplo, se acontecer de uma pessoa não ter currículo, o PAT elabora até o currículo para a pessoa”.
Feirão de empregos no PAT busca recolocar demitidos de usina no mercado de trabalho em Sertãozinho, SP.
Reprodução EPTV
Demanda por mão de obra
Apesar do desafio das demissões, o mercado de trabalho em Sertãozinho ainda apresenta um cenário de oportunidades.
“Nós temos vagas de emprego na cidade de Sertãozinho, em torno de 350, que não são preenchidas ainda por falta exatamente da oferta de mão de obra para essas vagas”, afirma o secretário.
Ele acredita que os ex-funcionários da Usina Santa Elisa serão rapidamente absorvidos.
“Esses funcionários eu tenho certeza que serão rapidamente bem aproveitados, até pela qualidade deles, pessoas experientes, bem formadas, que conhecem o setor, muitos em áreas específicas de usinas.”
LEIA TAMBÉM
Dois mil trabalhadores podem ser impactados pela suspensão das operações de usina em Sertãozinho, SP, diz sindicato
Raízen suspende operações da Usina Santa Elisa, em Sertãozinho
Após demissão em massa, sindicato e Raízen firmam acordo para acertos de trabalhadores da Usina Santa Elisa
Usina Santa Elisa: suspensão das operações pode gerar efeito cascata, diz centro nacional de bioenergia
Carteira de trabalho
Tony Winston/Agência Brasília
Novas oportunidades
No feirão que ocorreu na sexta-feira (19) e no sábado (20), centenas de vagas foram oferecidas por uma usina da região, com foco em auxiliar de manutenção, mecânico de máquinas agrícolas, eletricista de manutenção agrícola e ajudante geral.
Para facilitar o acesso dos candidatos, o atendimento foi concentrado no PAT de Sertãozinho, com equipes das empresas presentes para atender os interessados.
A boa notícia para os trabalhadores é que essa disponibilidade de vagas no PAT não se encerrou. Ele enfatizou que o processo não tem prazo para terminar.
“Nós já temos acertadas e ajustadas 14 companhias que estarão aqui nos próximos 10 dias. Ao longo de toda semana, de segunda a sexta, e na semana subsequente nós já temos aqui ocupação até na quarta-feira. E se tiver outras empresas interessadas também podemos encaixar. Ou seja, não tem uma data fim, uma data limite. O limite é até a gente conseguir recolocar todo mundo no mercado.”
Os interessados devem procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador de Sertãozinho para se informar sobre as vagas disponíveis e o calendário de atendimento.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região