Prefeitura de São Francisco confirma que mortes em investigação foram causadas pelo vírus H1N1


São Francisco, no Norte de Minas Gerais
Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF
As autoridades de saúde de São Francisco, no Norte de Minas, confirmaram que as duas mortes que estavam sendo investigadas no município estão associadas ao vírus H1N1. A informação foi divulgada em um vídeo oficial postado nas redes sociais da prefeitura, nessa sexta-feira (18).
Conforme noticiou o g1, as duas pessoas morreram após apresentarem sintomas respiratórios graves. Segundo o município, três moradores participaram de eventos em 23 e 24 junho, na zona rural. Em seguida, no dia 27, estiveram em um outro evento na cidade. Destes, dois evoluíram rapidamente para óbito e um foi hospitalizado e recebeu alta. Outras pessoas também relataram sintomas.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
As equipes de saúde de São Francisco entraram em contato com todos os participantes dos eventos e fizeram os protocolos de suspeita de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Autoridades de saúde do estado e do Ministério da Saúde também foram acionadas e acompanharam a situação na cidade.
“Hoje se concluiu a primeira fase do estudo sobre qual vírus estava circulando no município e o relatório inicial foi de que o vírus da influenza H1N1 infectou uma dessas pessoas. E provavelmente, infectou o segundo caso que levou a óbito dessas pessoas”, falou o médico do município Ítalo Carvalho, no vídeo postado nessa sexta.
Ele informou ainda que os moradores não tinham sido vacinados contra a influenza e fez um alerta à população.
“Venho pedir a todos, principalmente as pessoas do grupo de risco, que procurem os postos de saúde da sua área para que vacinem o mais rápido possível, porque as vacinas evitam que essas doenças se agravem ainda mais”.
A Prefeitura de São Francisco esclareceu também que a vacinação será intensificada com ações em praças, escolas e asilos.
VEJA TAMBÉM:
Sintomas de H1N1, H3N2 e Covid têm diferenças
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.