
Carreiros viajaram dias para chegar a Trindade. Nesta quinta-feira, cidade também se torna a capital de Goiás por um dia. Carro de boi desfilando em Trindade
Diomício Gomes/O Popular
Patrimônio Cultural Brasileiro, o tradicional desfile da Romaria do Divino Pai Eterno conta, nesta quinta-feira (3), com 460 carros de boi em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia. A programação teve início por volta das 7h30, com uma bênção especial. Mas a trajetória começa bem antes, pois romeiros e carreiros passam meses se preparando e dias viajando para participar desse momento de fé.
A romaria atrai comitivas de várias cidades do interior que seguem rumo à chamada Capital da Fé de Goiás com o objetivo de louvar o Divino Pai Eterno. Para muitos, a tradição de participar da festividade vem de família. Romeiro há mais de 50 anos, Osmar Qualhata se tornou carreiro há 15. Para ele, isso vem de sangue, começou com seu pai, e hoje ele transmite a tradição aos filhos. “A minha caçula é a mais apaixonada pelos carros de boi”, explicou.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no Instagram
Adão Rosa, de 65 anos, é carreiro desde criança. Já Diego Candieiro começou a ir para a Festa do Divino Pai Eterno junto à família de Adão há oito anos.
“A gente fica direcionando as novas gerações, tem muita coisa perdida no mundo, então estamos ensinado uma coisa boa”. explicou Diego.
Além da tradição, os pedidos e os agradecimentos motivam os carreiros a percorrerem quilômetros até Trindade. Sebastião Afonso, carreiro há dois anos, saiu de São Miguel do Passa Quatro, percurso que de carro até Trindade dura aproximadamente duas horas. Segundo ele, a viagem durou mais de uma semana, foram 112 km percorridos. Para ele, essa é uma forma de agradecer pela vida da filha, que ficou em coma por 28 dias no hospital, mas conseguiu se recuperar.
“O renascimento da minha filha foi pelo Pai Eterno. Ele representa tudo na minha vida”, contou Sebastião.
LEIA TAMBÉM:
Carreiros viajam mais de 100 km durante sete dias para Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade
Dias na estrada e décadas de tradição: veja curiosidades sobre o encontro de carreiros que acontece durante a Romaria do Divino Pai Eterno
Encontro de carreiros, missas e mais: veja a programação completa da Romaria do Divino Pai Eterno de 2025
Centenas de famílias participam do desfile e da benção aos carros de boi em Trindade
A emoção também é grande para quem acompanha o desfile. Para muitos, essa é a primeira vez vendo de perto, mas, até para quem assiste há mais tempo, é difícil conter a emoção.
“A gente tem na família a tradição do carro de boi, então arrepia até a alma”, disse uma romeira à TV Anhanguera.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Patrimônio Cultural Brasileiro
População assistindo a passagem dos carros de boi em Trindade
Diomício Gomes/O Popular
De acordo com a Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), a devoção ao Divino Pai Eterno teve início em Trindade por volta de 1840, quando um casal encontrou um medalhão entalhado com a imagem da Santíssima Trindade.
Romeiros partem de diversos lugares em direção a Trindade e, a cada ano, a festividade ganha mais força. Neste ano, até o fim das programações, no próximo domingo (6), a cidade espera receber mais de 6 milhões de pessoas.
Desde 2016, o desfile de carreiros é considerado Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Conhecida como Capital da Fé de Goiás, Trindade, desde 2023, também se torna capital do estado por um dia. A transferência simbólica da capital do estado para Trindade está prevista na Lei Estadual nº 22.813 e ocorre anualmente na quinta-feira que antecede o encerramento da Festa do Divino Pai Eterno.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.