Capital Nacional do Frio, Urupema tem amanhece com geada e mínima de -5ºC


Municípios da Serra catarinense amanheceram novamente com temperaturas baixas. Além de Urupema, São Joaquim marcou – 3,66 °C. Capital Nacional do Frio, Urupema tem amanhece com geada e mínima de -5ºC
Aline Pereira/Arquivo Pessoal
A Serra de Santa Catarina amanheceu nesta quinta-feira (3) novamente com temperaturas ‘congelantes’. Em Urupema, cidade que tem o título da Capital Nacional do Frio, houve formação de geada e a mínima chegou a -5,02ºC, às 7h. Já em São Joaquim, a menor temperatura foi de -4,04ºC.
As cidades têm altitudes elevadas e já registram neve e geada nesta semana. Conforme a Epagri/Ciram, os fenômenos aconteceram entre segunda (30) e terça-feira (1º).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Urupema, na Serra de SC, marca -4ºC nesta quinta-feira
Aline Pereira/Arquivo Pessoal
Além da Serra, municípios do Meio-Oeste e do Oeste também amanheceram com temperaturas baixas. Maravilha, por exemplo, marcou 0,31ºC. Veja as lista das menores temperaturas, segundo Epagri/Ciram (atualizada às 8h30):
Urupema: -5,02 °C
São Joaquim: -4,04 °C
Lages: -0,75°C
Urubici: -3,94°C
Rio Rufino: -1,05 °C
Bom Retiro: -2,27°C
Bocaina do Sul: -2,98 °C
Palmeira: -1,32 °C
Otacílio Costa: -1,05 °C
Maravilha: 0,31ºC
Cidades ‘congelantes’
Urupema tem menos de 3 mil moradores e chega a registrar 50 geadas, além de neve. A cidade recebe muitos visitantes d rante o frio e tem ao menos 50 hospedagens registradas pela prefeitura, entre pousadas, hotéis, casas de campo, cabanas, chalés, fazendas, sítios, chácaras e camping.
Urupema amanhece encoberta de gelo em 2022
Silverio Morais/NSC TV/Arquivo
São Joaquim tem uma população de 25.939 habitantes, segundo o Censo 2022. A cidade tem 1,3 mil metros de altitude e faz divisa com Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema, Painel e Lages.
São Joaquim, na Serra catarinense, naquarta-feira, 2 de julho
Mycchel Legnaghi/Divulgação
Por que são cidades de SC nevam?
Em entrevista ao g1, o meterologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins explicou o motivo das cidades catarinenes registrarem neve durante o ano. Segundo ele, a orografia da região facilita o fenômeno:
“Ou seja, vale e montanhas, além da altitude e posição geográfica mesmo, recebe os sistemas frios e chuvosos que vem do polos, que se chocam com o que chegam úmidos e quentes vindos da Amazônia”, resumiu o meteorologista.
SC registra segunda neve no ano, confirma meteorologia
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.