Vídeo mostra atendimento a trabalhador que morreu atropelado em Viracopos e comunicação da torre de controle


Rodrigo Augusto Lucena Barros prestava serviços de manutenção para uma terceirizada e foi atingido pelo veículo de outra empresa. Aeroporto ficou fechado por duas horas. Vídeo mostra movimentação na pista de Viracopos onde trabalhador morreu atropelado
Um vídeo de um canal especializado no Youtube mostra o momento do atendimento de ambulâncias ao trabalhador de 46 anos, que morreu atropelado na madrugada desta quarta-feira (2) durante uma manutenção na pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).
Siga o g1 Campinas no Instagram 📱
O atendimento foi feito ainda na pista, mas Rodrigo Augusto Lucena Barros morreu no local. Um áudio mostra a comunicação da torre de controle a uma companhia aérea. Veja acima.
“Nós não vamos reabrir depois da manutenção da obra porque houve um acidente na pista, com um falecimento de uma pessoa”, disse o controlador.
Por conta do acidente, o terminal ficou fechado para pousos e decolagens por aproximadamente duas horas, o que provocou atrasos e cancelamentos de voos.
De acordo com o registro da ocorrência, o trabalhador prestava serviços para uma terceirizada e foi atingido pelo veículo modelo Ford Courier, de outra empresa. O Ministério Público do Trabalho (MPT) vai investigar a morte.
O motorista afirmou à Polícia Civil que, antes da colisão, ele fez o retorno na “cabeceira” da pista de partida, mas a vítima não estava no campo de iluminação do farol e não usava o colete refletivo. Por isso, ele disse que não conseguiu ver o trabalhador. A versão foi confirmada por uma testemunha.
A empresa responsável pelo veículo que atropelou o trabalhador estava no local para realizar uma avaliação das condições de atrito da pista do aeroporto.
Aeroporto de Viracopos tem série de voos atrasados e cancelados nesta quarta-feira
O socorro foi acionado, mas o óbito foi constatado na pista. A perícia foi chamada e o corpo da vitima foi removido ao Instituto Médico Legal (IML). O caso foi registrado na delegacia do Aeroporto de Viracopos como homicídio culposo – sem a intenção.
O motorista do veículo foi liberado após prestar depoimento. A Polícia Civil informou que vai aguardar os laudos periciais e as imagens de câmeras de segurança para aprofundar as investigações.
Cancelamentos e atrasos de voos
O fechamento aconteceu entre 5h e 6h26. A Azul Linhas Aéreas, que tem como principal hub o Aeroporto de Viracopos, informou, em nota, que dez voos que iriam para Campinas foram alternados para outros terminais, como os de Congonhas, em São Paulo, e Cumbica, em Guarulhos.
Além disso, cinco voos que decolariam de Campinas e outros cinco que tinham Viracopos como destino foram cancelados.
Painel em Viracopos mostra atrasos em voos e decolagens
Junia Vasconcelos/EPTV
LEIA MAIS
TCU encerra processo e decide que Viracopos não será relicitado; entenda o que acontece agora
VÍDEO: ônibus articulado com 80 passageiros tem princípio de incêndio em Campinas
“Os impactos serão sentidos durante o dia de hoje na operacionalização da malha da Companhia, uma vez que Viracopos é o principal hub da empresa. Voos extras estão sendo destinados para melhor atender os Clientes, que estão recebendo toda assistência prevista na Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Azul lamenta eventuais transtornos”, diz o texto da nota da companhia aérea.
O painel no saguão também mostrou voos cancelados e atrasados. A EPTV, afiliada da TV Globo, esteve no local na manhã desta quarta e conversou com passageiros que estavam sem informações. A movimentação ficou muito intensa no aeroporto.
Trabalhador morreu atropelada na pista do Aeroporto de Viracopos
Viracopos ao vivo
O que diz a concessionária
A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que administra a estrutura, confirmou o ocorrido e disse que presta apoio às investigações.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.